Leocir Glowacki assume presidência do Clube Esportivo na gestão 2022-2023

Atualizado: 2 de dez. de 2021

Atual Diretor de Finanças do Alviazul, empresário foi conclamado em assembleia realizada nesta terça-feira, dia 30, e ocupa o cargo com o objetivo de fortalecer a base e montar o elenco para a Série A2 do Gauchão 2022


A missão de conduzir o Clube Esportivo Bento Gonçalves nos próximos dois anos será do empresário Leocir Glowacki. Em assembleia realizada junto ao Conselho Deliberativo na noite de terça-feira (30), o então Diretor de Finanças do clube foi conclamado presidente alviazul para a gestão 2022-2023. Glowacki assume o cargo deixado por Laudir Miguel Piccoli, que esteve à frente da instituição em 2020/2021. Ele presidirá a 79ª gestão do clube – por onde passaram mais de 60 presidentes ao longo dos 102 anos de história.


Integrante da diretoria do clube desde 2019, quando ocupava o cargo de Diretor de Marketing, o novo mandatário tem um claro objetivo pela frente: fortalecer as categorias de base para, assim, formar atletas que incrementem o elenco a ser composto para as competições previstas na próxima temporada – especialmente a Série A2 do Campeonato Gaúcho 2022. “Minha maior motivação para aceitar esse desafio foi o apoio das lideranças de Bento Gonçalves, que acreditaram no potencial de continuidade do trabalho realizado, em função do entendimento que temos do processo que está em andamento”, considera Glowacki.


Nessa tarefa, ele já tem importantes nomes definidos para compor a futura diretoria (veja a relação dos diretores anunciados abaixo). Os demais componentes da nominata, bem como o Diretor de Futebol, serão anunciados em breve. “O maior desafio que a nossa diretoria terá certamente é a montagem do elenco para a Séria A2, pois o trabalho precisa ser o mais assertivo possível. Os recursos são escassos, por isso temos que ser criteriosos e cautelosos na hora das contratações”, pontua.


O planejamento financeiro, ajustado à realidade do clube, será o balizador da gestão. “Vamos honrar com os nossos compromissos financeiros, trabalhando com os pés no chão para, dessa forma, formarmos o plantel da próxima temporada. Temos um grande diferencial que é a infraestrutura já existente, com academia, fisioterapia, alojamento, alimentação, médico. Isso tudo vem se trabalhando desde a época do presidente Guilherme Salton e será visto como ponto forte na hora de definirmos o planejamento de futebol”, destaca.


Missão de se tornar um clube formador

A atuação voltada às categorias de base será potencializada, segundo Glowacki. Além de toda a estrutura compartilhada com o profissional, os jovens atletas contam com novos vestiários e a implementação de um software de gestão (Beatscode), que permite um melhor gerenciamento das atividades da base. Além disso, uma das metas da futura gestão é a obtenção do Certificado de Clube Formador, emitido pela Confederação Brasileira de Futebol.


“Minha ideia é conquistarmos esse selo de clube formador de atletas, para dar ainda mais visibilidade aos jogadores que estão na base. É um grande desafio, mas daremos nosso máximo para que se concretize”, reforça. O Certificado de Clube Formador é um documento extremamente importante e de difícil obtenção – dos mais de 800 clubes profissionais no Brasil, menos de 50 contam com ele. Os clubes que têm o CCF fazem um investimento financeiro significativo nas suas categorias de base para garantir a boa formação dos atletas e direitos a eles garantidos.


Formação do elenco, anúncio da nova comissão técnica e alinhamento de funções da nova diretoria serão comunicados em breve. A pré-temporada alviazul do time principal deve iniciar nos primeiros meses de 2022, visando a Série A2 do Gauchão.


Diretoria do Clube Esportivo 2022-2023 (nomes definidos até o momento)

- Leocir Glowacki – Presidente

- Marcos Fracalossi – 1º Vice Presidente

- Piero Basili - 2º Vice Presidente e Vice-Presidente Finanças

- Gabriel Luchese Poletto – Vice-Presidente Jurídico

- Rafael Forace - Vice-Presidente de Marketing

- Laudir Miguel Piccoli – Vice-Presidente Projetos

- Felipe Oliveira – Vice-Presidente de Departamento Médico

- Irani Raymundi – Vice-Presidente de Patrimônio

- Livio Martinho Rizzi – Vice-Presidente Amador

- Vitor Agosttini – Vice-Presidente de Serviços


Confira o vídeo de apresentação do novo presidente alviazul em: https://youtu.be/g5-JsvSPXv4


Crédito das fotos: Alessandro Manzoni, Exata Comunicação