SITE-003.png

HISTÓRIA

          O Club Sportivo Bento Gonçalves, nomenclatura da época, foi instituído em 24 de agosto de 1919. Com o passar do tempo, o nome foi se adequando ao português e acabou pela definição de Clube Esportivo Bento Gonçalves. No mesmo ano, a equipe disputou a primeira partida oficial, em 21 de setembro, com um empate por 1 a 1 diante do Garibaldi.

            A lacuna que existia em Bento Gonçalves por um time de futebol profissional fez que surgisse a ideia de sua fundação. Liderada por Leonardo Carlucci, a iniciativa da criação do clube partiu de 33 sócios fundadores – eternizado na linha do tempo alviazul. Trajetória essa que se confunde com a evolução social do município.

Ao longo de sua história centenária, o Esportivo foi acumulando conquistas dentro de campo que o consolidam como uma das principais equipes do interior gaúcho. Na galeria de troféus, destaque para o título de vice-campeão gaúcho de 1979 e a faixa de campeão do interior na mesma temporada. Além disso, o clube também é celeiro de grandes nomes do futebol nacional. Oriundos das categorias de base, o Esportivo revelou nomes de atletas que já chegaram à seleção brasileira.

Em seu um século de história, Décio Frozi foi o atleta que mais marcou com a camisa alviazul, com 95 tentos anotados entre 1968 e 1967, e Toninho Fronza o que mais vezes vestiu o manto do Esportivo, com 460 jogos – de 1975 a 1988 e em 1991.

Primeiro_time_esportivo.jpeg.jpeg
clube-esportivo-bento-gonalves-5a377cfc-