top of page

Esportivo está nas oitavas da Série D 2021

A Serra Gaúcha é uma região muito peculiar do Brasil. É por aqui que se cultiva o vinho e o trabalho, mas também é aqui que a neblina costuma acompanhar os cidadãos. Calhou que a decisão entre Esportivo e Santo André, pela Série D do Campeonato Brasileiro, caísse no dia 18 de setembro de 2021. Nesse dia, Diadema virou Bento Gonçalves. Em uma Arena Inamar comandada pela neblina, tão amiga dos bentogonçalvenses, o Alviazul conseguiu uma classificação histórica. Venceu o time da casa por 1 a 0 e avançou à terceira fase ao converter todas as cobranças de pênaltis e ver o goleiro Otávio Passos se consagrar com uma defesa.

O primeiro tempo foi marcado pela inteligência do Esportivo. Após estudar o comportamento do adversário, a equipe da Montanha dos Vinhedos entendeu que pelo alto era uma possibilidade de abrir o placar. Antes disso, Batista havia tentado um belo chute, ainda da linha intermediária, e a bola acabou passando rente à trave esquerda. Depois, aos 18, Cafú conseguiu ótimo cruzamento que por pouco não encontrou a cabeça de Afonso. Aos 21, chegada semelhante, dessa vez em cruzamento de Renan. Afonso, novamente, quase conseguiu a conclusão. Aos 33, aquela que parecia ser a melhor chance do Esportivo foi registrada após confusão na área. Quando o Alviazul já havia tentado dois chutes ao gol, o árbitro marcou o impedimento.



No momento em que o empate parecia o resultado mais provável ao final do primeiro tempo, todas as chances desperdiçadas, tanto no primeiro quanto no segundo jogo, calharam para que Batista abrisse o placar. Laílson conseguiu mais um bom cruzamento e a zaga do Santo André afastou. No rebote, Batista cabeceou para o fundo das redes do goleiro Fabrício Araújo. 1 a 0 e a vantagem dos donos da casa desaparecia na neblina.

No segundo tempo, falou mais alto o estudo. Sabendo que o resultado levava para os pênaltis, Esportivo e Santo André preferiram não se arriscar. O Alviazul tentou ainda chegar em chutes de fora da área, mas viu o goleiro Otávio Passos se tornar o herói para manter a equipe viva. Aos 39 minutos, o Santo André cobrou escanteio venenoso, fechadinho, em direção ao gol. O arqueiro estava atento, porém, e conseguiu afastar. Com isso, restou a emoção das penalidades.

Era um sinal. Um sinal de que Otávio Passos conduziria o Esportivo para a histórica classificação. O goleiro tirou a pressão das costas dos companheiros ao defender logo a primeira cobrança do Santo André. Daí pra frente, ninguém mais errou. Com muita competência, os jogadores do Alviazul souberam aproveitar a vantagem e converteram todos os pênaltis. Resultado? Esportivo nas oitavas da Série D 2021




A equipe do técnico Rogerio Zimmermann, continuará a frente com seriedade e foco para as próximas partidas, visando o respeito a todos os adversários da competição mais importante do ano no calendário alviazul

bottom of page