Esportivo conta com o apoio da torcida para a estreia na Série A2 do Gauchão
- há 4 horas
- 4 min de leitura
Alviazul recebe o Guarani-VA, neste sábado, 1º, às 17h, na Montanha dos Vinhedos

A espera está acabando. Após quase 40 dias de pré-temporada e 256 dias sem entrar em campo oficialmente, neste sábado, 1º de agosto, a partir das 17h a bola finalmente vai rolar para o primeiro jogo oficial do Esportivo no ano, diante do Guarani-VA, na Montanha dos Vinhedos.
Com a pré-temporada iniciada em 22 de junho, o alviazul vai para a estreia com 39 dias completos de preparação e com um elenco composto por 27 atletas, sendo 11 deles formados nas categorias de base do clube e nove promovidos diretamente da sub-20.
O treinador, Márcio Ebert, detalha como foi o processo de formação do elenco. "Formamos uma equipe competitiva, que une juventude e experiência, esta segunda vertente com contratações de jogadores que conhecem a competição e sobretudo, o futebol gaúcho", destaca.
Confira o elenco completo do Clube Esportivo para 2026:
Goleiros: Jeferson Hermes (ex-Brasiliense-DF), Mateus Graizyk (base) Guilherme (ex-Laguna-RN) e João Muller (base)
Laterais: Rômulo (ex-Brasil-FAR), João Marcos (ex-Altos-PI), Matheus Nunes (ex-Pouso Alegre-MG)
Zagueiros: Jan Pieter (ex-ASA-AL), Clebson (ex-Sampaio Corrêa-MA), Vini Ed (ex-Tuna Luso-PA), Daniel (base) e João Guidini (base);
Volantes: Dávyts Ferreira (base), Fábio Makelele (ex-Vilavelhense-ES), Lucas Barth (remanescente) e Da Matta (ex Porto Vitória-ES);
Meias: Giovanni (ex-Primavera-MT), Gean Maciel (ex Bandeirante SP), Seba (base), Riquelme (base) e Luiz Henrique (base);
Atacantes: Matheus Rodrigues (ex-Azuriz-PR), Otávio (ex-Tuna Luso-PA), Ghiven (ex-São José-RS), Gabriel Ribas (ex Araucária-PR), Cassiano (remanescente) e Kauã Garcia (base).
COMISSÃO TÉCNICA E STAFF: Márcio Ebert (treinador), Giordano Demore (auxiliar técnico), Vinicius Stringhini (preparador físico), Thainan Aires (preparador de goleiros), Luiz Celestino (diretor executivo), Thainan Robalo (supervisor de futebol), Edemir Oliveira (supervisor administrativo), Ernesto Schroeder Júnior (roupeiro), Augusto Arcari (comunicação e fotografia), Alex Sandro Silva (fisioterapeuta), Victor Vargas (médico) e Lorenzo Vignatti (massagista)
Juventude e experiência:
Os jogadores mais jovens do elenco alviazul: Mateus Graizyk (GOL, 17 anos e 11 meses), Daniel (ZAG, 18 anos e 4 meses) e João Muller (GOL, 17 anos e 9 meses)
Os mais experientes: Rômulo (LE, 33 anos e 1 mês), Makelele (VOL, 30 anos e 3 meses) e Jeferson Hermes (GOL, 30 anos e 1 mês)

A pré-temporada e os testes preparatórios
Apesar de a preparação ter iniciado em 22 de junho, a temporada do Esportivo já vêm sendo planejada há meses, especialmente com a chegada do Diretor Executivo Luiz Celestino, em março, sendo ele um dos responsáveis pela montagem do elenco para a A2.
Entre março e maio, a bola rolou para o Gauchão sub-20, onde a diretoria e parte da comissão técnica observaram os atletas da base em ação, em uma campanha onde o Esportivo garantiu a permanência na elite estadual. Além dos nove jogadores daquele elenco que foram promovidos, toda equipe técnica que esteve na sub-20 também estará ao lado de Márcio Ebert, que foi anunciado oficialmente pelo Esportivo em 8 de junho.
Retomando a pré-temporada do elenco profissional, a primeira semana de preparação, entre 22 e 27 de junho, foi focada em adaptação, desenvolvimento de ritmo e observação de momentos situacionais de jogo. Ao final da segunda semana, o Esportivo realizou seu primeiro jogo-treino, vencendo o SIAPERGS por 4x1, no Estádio Aristides Bertuol, em Bento Gonçalves.
A terceira e a quarta semana tiveram um ritmo mais intenso de preparação e dois duelos preparatórios, contra o Juventude, no CFAC, em Caxias do Sul, onde mesmo com o elenco ainda em formação, o Esportivo empatou em 1x1, e diante do Brasil-FAR, na Montanha dos Vinhedos, empatando em 0x0.
Por fim, no encerramento da semana 5, o Esportivo finalizou seus testes de pré-temporada, vencendo o Aimoré, na Montanha, por 2x1.
Com a sexta semana concluída, o técnico Márcio Ebert avalia a preparação. "A pré-temporada foi excelente, de muita dedicação e comprometimento de todos os envolvidos, onde conseguimos desenvolver vertentes fundamentais para a evolução individual de cada atleta e a construção do nosso modelo de jogo", relata.
Os jogos:
Esportivo 4x1 SIAPERGS (G: Gabriel Ribas - 2x, Giovanni e Dávyts Ferreira) - 03/07
Juventude 1x1 Esportivo (G: Giovanni) - 11/07
Esportivo 0x0 Brasil-FAR - 18/07
Esportivo 2x1 Aimoré (G: Matheus Rodrigues - 2x) - 25/07
Imagens: Augusto Arcari
O adversário e projeção
O duelo de estreia será contra o Guarani-VA, que retorna à Série A2 após o rebaixamento em 2023, tendo sido campeão invicto da Série B no ano passado.
O último duelo do Esportivo contra a equipe do Vale do Rio Pardo, foi em 13 de setembro de 2025, em um amistoso, disputado no Estádio Edmundo Feix, em Venâncio Aires, que terminou com vitória do Guarani, por 2x1. Antes disso, as equipes se enfrentaram em uma decisão que traz boas lembranças para o torcedor Alviazul, nas semifinais da Divisão de Acesso de 2019, quando o Esportivo conquistou o acesso para o Gauchão diante do Rubronegro, vencendo por 2x1 fora de casa e empatando em 1x1 na Montanha. E antes de 2019, os clubes não se enfrentavam desde o Gauchão 2007.
Apesar do duelo ser em casa, o treinador Márcio Ebert prega cautela e reconhece que a estreia não vai ser fácil. "Sabemos da dificuldade que é a Série A2, um campeonato muito equilibrado e tradicional e que age como uma metamorfose em seu decorrer. Teremos um adversário forte pela frente, que conquistou título no ano passado, que conta com bons jogadores no elenco e é comandada por um técnico com muita experiência. Vai ser um jogo disputado e que pode ser decidido nos detalhes e que vão demandar muita concentração. Nossa equipe se preparou bem nestes quase 40 dias e estamos prontos para fazer uma grande estreia e lutar pelos três pontos até o fim", clama.
Por fim, Ebert convoca a torcida. "Contamos com o apoio de toda a comunidade, que é fundamental que estejam ao nosso lado, para estrearmos com um grande resultado, que seria de suma importância para os nossos objetivos na competição", encerra.

Venha para a Montanha prestigiar o início deste novo capítulos nos quase 107 anos de história do Esportivo. Nossa casa está pronta para te receber a partir das 14h, no sábado, 1 de agosto.









Comentários