Livro Um século alviazul é entregue a personagens que marcaram trajetória do Clube Esportivo

Personalidades do futebol, como Tite e Renato Portaluppi, receberam exemplares da obra, que será apresentada na 35ª Feira do Livro de Bento Gonçalves hoje (15), às 18h30

As ricas páginas que contam a trajetória centenária do Clube Esportivo Bento Gonçalves já se fazem presente na biblioteca de centenas de amantes do futebol gaúcho e fãs do alviazul da Capital Brasileira do Vinho. Com o livro Um século alviazul em mãos, os leitores podem mergulhar nas 328 páginas do registro histórico lançado em 28 de agosto de 2020, data de aniversário do clube. De forma ainda mais especial, a obra também chega às mãos de personagens que marcaram a história da instituição esportiva e ajudaram a edificá-la.

Dentre os emblemáticos nomes que receberam com carinho seu exemplar autografado, estão duas referências atuais do futebol brasileiro – e até mesmo internacional. Adenor Leonardo Bachi, mais conhecido como Tite, comanda, hoje, a Seleção Brasileira de Futebol, mas mantém viva na memória a lembrança da época em que atuou pelo Esportivo. \"Sou muito grato à Bento Gonçalves e ao Clube Esportivo. Lembro do único título que conquistei como atleta: campeão da Copa Aceg, em 1983, com gol do Tite após cruzamento de Reginaldo, no antigo estádio da Montanha. É um pouco da minha memória afetiva de quem guardo boas recordações\", relembra o treinador. Ele ainda retornou ao clube em 1989, onde colocou um ponto final na carreira de jogador.

Revelado pelo alviazul, o agora técnico de futebol Renato Portaluppi foi mais um ícone dessa trajetória contemplado com a obra. Na página 179, um espaço exclusivo para retratar a passagem dele por Bento Gonçalves. Lá, os autores Alceu Salvi Souto e Fabiano Mazzotti detalham os bastidores da chegada do jovem atleta de apenas 16 anos de idade que fez sua estreia no time principal em 12 de agosto de 1979 – justamente diante do Grêmio, clube que se transferiria tempos depois e se tornaria ídolo.

Responsável pela apresentação do livro, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, também recebeu em mãos um exemplar. Na mensagem, o mandatário do futebol no Estado destaca a importância da instituição e do registro centenário para o esporte gaúcho \"[...] Se nos 90 minutos de uma partida existem três probabilidades de resultado, nessas 328 páginas há uma vitória indiscutível com um gol de placa cujo vencedor maior é o esporte. [...]\", pontua.

Lançamento na 35ª Feira do Livro de Bento Gonçalves

A comunidade bento-gonçalvense terá mais uma oportunidade de conferir a apresentação do livro Um século alviazul. Nesta quinta-feira, dia 15, às 18h30, a obra será lançada na 35ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. De forma virtual, será possível acompanhar o bate-papo com os autores por meio da página da feira no Facebook (www.facebook.com/feiradolivrobg) e no canal do YouTube (www.youtube.com/c/feiradolivrobentogoncalvesrs).

Livro Um século alviazul – ficha técnica

Financiamento: Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Patrocínio máster: Ceran – Companhia Energética Rio das Antas.

Patrocínio: Mérica Transportes e Logística, Meber Metais, Centro da Indústria Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Pozza, Bento Transportes, Cinex, Todeschini, Geremia Weg Cestari Redutores, Anderle Transportes, Grepar Supermercados, Pan Eletric, Adubare Compostos Orgânicos, Pratomil Restaurantes Empresariais, Super Apolo, Família Salton, Italínea, Casttini, Multimóveis, Vinícola Aurora, Aleplast Embalagens Plásticas, Giordani Turismo e Eventos, Don Giovanni, Madem, Politorno Móveis, Lex Empreendimentos Imobiliários, Transportes Bertolini Ltda, Rinaldi, Carraro Móveis e Imopur.

Realização: Secretaria Especial da Cultura (SEFIC)/Ministério do Turismo/Governo Federal.

Dados do livro:

Formato: 24cm x 28cm

Capa: dura

Miolo: couchê fosco 150gr.

Como adquirir

A obra está disponível para venda no site www.fabifoto.com.br – no valor de R$ 90,00. O livro também pode ser adquirido em livrarias de Bento Gonçalves (Aquarela, APP, Dom Quixote e Paparazzi), na secretaria do Clube Esportivo ou diretamente com os autores.