Esportivo soma ponto diante do Juventude e sai da zona de rebaixamento do Gauchão 2021

Empate em 2 a 2 na noite desta segunda-feira (19) permitiu ao Alviazul chegar na rodada final dependendo das próprias forças para se manter na elite do futebol gaúcho na próxima temporada

O ponto conquistado na 10ª rodada do Campeonato Gaúcho 2021 fez com o Clube Esportivo subisse uma posição na tabela de classificação e, assim, figurasse fora da zona de rebaixamento. Após estar duas vezes à frente no placar, o Alviazul viu o Juventude igualar o marcador no Montanha dos Vinhedos na noite desta segunda-feira (19). Todos os quatro gols do empate em 2 a 2 foram marcados na primeira etapa. Júnior Alves e Juninho Tardelli anotaram para os donos da casa e Guilherme Castilho e Matheus Peixoto marcaram para a equipe de Caxias do Sul.

Com o resultado, o clube finaliza a rodada na 10ª colocação, agora com 9 pontos conquistados. Para encerrar sua participação na competição estadual e garantir presença na edição de 2022, o Alviazul viaja até Porto Alegre e encara Internacional na última rodada da fase classificatória – em partida com data a ser definida pela FGF.


Como foi o jogo

Primeiro tempo

Para encarar o time caxiense, o técnico Gustavo Papa propôs apenas uma alteração em relação à equipe que entrou em campo na rodada anterior: na zaga, saiu Rafael Dumas e entrou Sosa. Logo no início, a proposta de jogo do treinador deu mostras da necessidade de buscar o resultado favorável. Aos três minutos, Michael cobrou falta pela direita. Um desvio na área do Juventude fez Marcelo Carné espalmar e a bola sobrar para Júnior Alves, que chegou rápido e entrou com bola e tudo para o gol. Porém, dez minutos mais tarde foi a vez do Juventude anotar. Marcos Vinicios recebeu na ponta esquerda e cruzou na cabeça de Guilherme Castilho, que desviou para o gol de Anderson. Mas a reação alviazul foi imediata. Aos 15, Lucas Hulk foi prensado entre João Paulo e Cleberson na área do Juventude, e o árbitro Lucas Horn apontou a infração, marcando penalidade máxima. Juninho Tardelli foi para a bola e deslocou Marcelo Carné, colocando o Esportivo novamente na frente. Aos 25, uma bomba de Itaqui de fora da área levou perigo ao gol adversário – não fosse o desvio da zaga alviverde que gerou um escanteio. Movimentada, a etapa inicial ainda reservou mais um empate do time caxiense: em cobrança de pênalti, Matheus Peixoto deixou igual no marcador após deslocar Anderson.


Segundo tempo

Sem alterações para o segundo tempo, o Esportivo começou conciso na defesa, após investidas do time adversário. Tanto é que, para reforçar o setor, Papa promoveu mais uma troca na zaga, dessa vez na metade da etapa final: saiu Júnior Alves e entrou Jean (que fez sua estreia na competição). Aos 23, uma boa chegada alviazul. A bola sobrou para Juninho Tardelli que chutou por cima do gol – mas já havia sido marcado impedimento. Minutos depois, Warlei tentou marcar de bicicleta, mas o chute acabou perdendo força. Nos acréscimos, o atacante ainda recebeu na cara do gol, mas foi bloqueado pelo goleiro adversário. Final: Esportivo 2, Juventude 2.

O Alviazul entrou em campo com Anderson, Itaqui (Balbino), Júnior Alves (Jean), Sosa e Michael; Lucas Hulk, Mateus Santana e Juninho Tardelli (Wesley); Vini Martins (Daniel Cruz), William (Emerson) e Warlei.

A arbitragem foi conduzida por Lucas Guimarães Rechatiko, auxiliado por Jose Eduardo Calza e Luiza Naujorks Reis – o quarto árbitro foi Marcello Ignacio Domingues Neto.


Acompanhe a entrevista coletiva com o técnico Gustavo Papa clicando aqui.


Próximo jogo:

O que: Internacional x Esportivo, pela 11ª rodada do Campeonato Gaúcho 2021

Quando: data a definir por parte da FGF

Onde: estádio Beira-Rio (com portões fechados)


Fotos: Kévin Sganzerla/CEBG

Texto: Alessandro Manzoni/Exata Comunicação

878972691.jpg