Esportivo retorna à elite do futebol gaúcho em 2023

Empate contra o Lajeadense, na tarde deste domingo (10), garantiu vaga na

Série A do Campeonato Gaúcho do próximo ano. Agora, alviazul disputa a final da Série A2 do Gauchão 2022 contra o Avenida, de Santa Cruz





Magal comemorou com colegas de time, com a torcida e o treinador Carlos Moraes

o gol do empate do Esportivo e da classificação à elite do futebol gaúcho no ano que vem.

Fotos: Enio Bianchetti


O Clube Esportivo Bento Gonçalves está classificado para a Série A do futebol gaúcho na temporada de 2023. A equipe enfrentou o Lajeadense, na tarde deste domingo (10), em Lajeado, com a vantagem da vitória obtida no domingo anterior (03), quando ganhou por 1 x 0, e saiu de campo com um empate – 1 x 1 – que assegurou a vaga para disputar a final da Série A2 do Gauchão 2022 e, principalmente, o acesso à elite do futebol do Rio Grande do Sul em 2023.


A vaga foi conquistada sob o comando de Carlos Moraes, mesmo treinador da campanha de 2019, quando a equipe também subiu para a primeira divisão. No jogo deste domingo, o Esportivo saiu atrás no placar, com Ariel marcando para o Lajeadense aos 26 minutos do primeiro tempo. O time anfitrião era só pressão contra o campo de defesa do Esportivo, pois precisava marcar uma vez, para levar a disputa para os pênaltis, ou fazer dois gols para se classificar no tempo normal. O alviazul botou água fria na fervura ainda no final do primeiro tempo, depois de uma intensa disputa pelo controle do jogo.


Aos 45 minutos, Magal estufou as redes de Igor Castro, goleiro do Lajeadense, após o cruzamento do zagueiro Márcio, pela direita de ataque do Esportivo. A bola encontrou o lateral esquerdo bem posicionado na pequena área, que escorou de cabeça e marcou para o Esportivo. O goiano Magal revelou, após o apito final, que teve uma semana difícil e que jogou, neste domingo, no sacrifício. “Sofri uma lesão grau dois no adutor da coxa esquerda, e só pude treinar uma vez, no sábado. Mesmo assim foi um treino leve. Graças a Deus consegui superar e fui premiado com este gol que colocou o time no lugar que ele merece, a primeira divisão. O Esportivo não é time de Série B”, comemorou.


A primeira parte do jogo só foi encerrada aos 57 minutos, já que, logo após o gol da equipe da casa, a torcida anfitriã começou a jogar objetos em campo, obrigando o árbitro a paralisar a partida por 11 minutos.


CONQUISTA MERECIDA


O presidente do Esportivo, Leocir Glowacki, festejou a volta do clube à elite do futebol gaúcho, sob seu comando na direção. “Enfrentamos um time muito qualificado, que jogava em casa, com o apoio da torcida. Sabíamos que não seria uma partida fácil, mas nossos atletas foram muito competentes, se entregaram em campo e garantimos, assim, o retorno à elite do futebol gaúcho, que é o lugar do Esportivo”, avaliou, ao agradecer, também, aos mais de 250 torcedores que viajaram, ao Vale do Taquari, para apoiar o time.


O próximo compromisso do Esportivo é o primeiro jogo da final da Série A2 do Gauchão 2022. O título será disputado com o Avenida, de Santa Cruz do Sul, que, nesta tarde, bateu o Passo Fundo por 1 x 0, após empatar sem gols na primeira partida contra o adversário. O jogo de ida será em Santa Cruz, no próximo domingo, 17 e, a decisão, no Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, dia 24 de julho.


QUEM JOGOU


Clube Esportivo Bento Gonçalves – Copetti, Márcio, Cleiton, Tairone, André, Magal (Iury), Fabrício (Chicão), Hippólito, David Batista (Wallacer), Cris Magno (João Pedro) e João Felipe (Caio). Técnico: Carlos Moraes.

Clube Esportivo Lajeadense – Igor Castro, Iago, Dadalt, Marlon, Alan Bald, Renan (Barbiéri), Menezes, Marquinhos (Júlio César), Ruan (Wendel), Dalpian e Ariel. Técnico: Gelson Conte.


ARBITRAGEM


Árbitro principal: Douglas Schwengber da Silva, auxiliado por Jose Eduardo Calza e Claiton Timm. Quarto arbitro: Rodrigo Brand da Silva


A DECISÃO


DOM, 17/07/2022 15h - EUCALIPTOS

Avenida (Santa Cruz do Sul) X Esportivo (Bento Gonçalves)


DOM, 24/07/2022 15h – MONTANHA DOS VINHEDOS

Esportivo (Bento Gonçalves) X Avenida (Santa Cruz do Sul)



Zaga do Esportivo, comandada pelo capitão Cleiton (centro), segurou o ataque do Lajeadense e garantiu o clube na elite do futebol gaúcho na próxima temporada.