Esportivo projeta time mais veloz e ofensivo para o Gauchão A2 que começa domingo


Técnico Carlos Moraes comentou em entrevista coletiva ao lado do volante Chicão (esquerda) e o zagueiro Cleiton (direita) na tarde desta quinta a estreia do Esportivo na temporada 2022



Aliar a força física dos jovens jogadores oriundos da base com a experiência dos que atuam profissionalmente há mais tempo, fazendo com que o time tenha mais velocidade, melhor transição entre a defesa e o ataque, e esteja mais presente na área adversária. Esta é a intenção do técnico Carlos Moraes para a atual temporada do Clube Esportivo Bento Gonçalves, que abre, neste domingo, sua caminhada no Campeonato Gaúcho de 2022, na Série A2, em partida contra o Brasil, de Farroupilha. O jogo vai ser às 15h30min no Estádio das Castanheiras.


Ladeado por dois atletas que estão de volta ao Montanta dos Vinhedos, o volante Chicão, que estava no Concórdia (Santa Catarina) e o zagueiro Cleiton (com passagem pelo São José de Porto Alegre e Veranópolis, na temporada passada), o técnico Carlos Moraes, outro que retornou ao alviazul para o Gauchão 2022, projetou em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, dia 7, que “a temporada não vai ser fácil. Mas assim como vamos enfrentar algumas dificuldades, as outras equipes também têm seus problemas”.


Segundo Moraes a definição do time principal é a principal dificuldade do momento, mesma situação das outras equipes que vão disputar a partir do próximo final de semana a A2 do Campeonato Gaúcho. “Os clubes ainda estão contratando atletas, e mesmo os que já estão acertados ainda não foram liberados pelos times que estão defendendo nos estaduais”, explicou. O treinador, que comandou o vestiário do alviazul em 2019 e 2020, porém, vê como diferencial a favor do Esportivo a juventude dos atletas que estão sendo promovidos da base.


“A gurizada tem o vigor físico e a velocidade que, com a experiência dos que já atuam como profissionais há mais tempo, nos permite montar um time com uma característica de jogo mais ofensiva, com maior velocidade e uma transição mais ágil”, disse o técnico. Para a temporada deste ano Carlos Moraes não quis fazer prognósticos, mas assegurou que que está “trabalhando firme com quem já está à disposição para que possamos obter bons resultados e alcançar nosso principal objetivo que é voltar à elite do futebol gaúcho”.


DE VOLTA AO TIME

O veterano zagueiro Cleiton e o volante Chicão também disseram, nesta primeira coletiva da temporada, que estão satisfeitos por voltarem para Bento Gonçalves e agradecidos pela oportunidade que receberam do Esportivo. “Não vai faltar garra e determinação dentro de campo para que possamos conquistar bons resultados”, afirmou Cleiton, que elogiou a presença dos jogadores vindos da base na equipe principal. “É sangue novo”, disse.


Chicão também comentou sobre os mais novos, destacando que “assim como eles aprendem com a gente, já que temos mais experiência, a gente também tem muito para aprender com eles, a gente está sempre aprendendo”. O técnico Carlos Moraes comandou nesta quinta à tarde novo treinamento no gramado principal do Montanha dos Vinhedos, mas só vai definir quem vai a campo no domingo, contra o Brasil, momentos antes da partida que abre a temporada 2022 do Campeonato Gaúcho.


O CALENDÁRIO

10 de abril Brasil X Esportivo Castanheiras 15h30min

17 de abril Esportivo X Glória Montanha dos Vinhedos 15h30min

21 de abril Esportivo X Gaúcho Montanha dos Vinhedos 15h30min

24 de abril Veranópolis X Esportivo Antônio David Farina 15h

27 de abril Esportivo X Cruzeiro Montanha dos Vinhedos 15h30min

30 de abril Passo Fundo X Esportivo Vermelhão da Serra 15h

07 de maio Esportivo X Tupi Montanha dos Vinhedos 15h


PARA SABER

Os quatro melhores de cada chave se classificam para a fase seguinte. Os jogos das quartas de final, semifinais e final, vão ser disputadas em turno e returno. O campeão e o vice da Série A2 garantem acesso à elite do Gauchão 2023.