Esportivo prepara estrutura para a temporada de 2022

Técnico Carlos Moraes vai comandar o Esportivo na disputa da Série A2 do Gauchão

Cautela. Esta é a palavra de ordem, do momento, dentro do Clube Esportivo Bento Gonçalves, nesta etapa de preparação para disputar a Série A2 do Campeonato Gaúcho a partir do mês que vem. Pelo menos é o que diz o gerente de futebol do clube, Luis Fernando Hannecker, um ex-jogador do próprio Tivo que teve passagem, como atleta e depois como dirigente, em vários outros times do Rio Grande do Sul e do Brasil. "Precisamos encaixar as características dos atletas às exigências da comissão técnica, e atrelar estas características à folha de pagamento. É uma equação que se resolve com paciência, critérios, parâmetros, analisando todos os perfis em um debate interno que tem que levar em conta principalmente a receita, valorizando as condições de trabalho que o clube oferece", diz Hannecker.

A pouco mais de um mês para a estreia na A2, contra o Brasil de Farroupilha, o Alviazul ainda está na fase de estruturação da equipe, com algumas contratações já realizadas, aproveitamento de jogadores da base em definição, e na expectativa de acertar com jogadores que estão nos clubes que estão disputando a divisão principal do Gauchão e estaduais de outras regiões do Brasil. O gerente de futebol diz que o Esportivo já está se preparando para a competição que vai enfrentar, com treinamentos, principalmente físicos. Já os treinos com bola estão sendo feitos em espaços cedidos pelos clubes amadores de Bento enquanto os gramados principal (do Montanha dos Vinhedos) e o suplementar estão passando por reformas.

A equipe que vai ser oficialmente apresentada dia 18 ainda não será a definitiva. A ideia do gerente de futebol, em conjunto com direção e comissão técnica, é montar um time "para iniciar o campeonato. Depois dos primeiros jogos a gente vai analisar eventuais necessidades e, daí, trazer os jogadores que podem suprir nossas carências, de acordo com as nossas disponibilidades (financeiras)", explicou. A expectativa do dirigente é justamente que o Esportivo possa corresponder à expectativa dos torcedores e voltar à Série A do futebol gaúcho, além de conquistar espaço no cenário nacional.

Finanças

O presidente do Clube Esportivo, Leocir Glowacki, ex-diretor de finanças que assumiu o cargo no começo de dezembro, conta que o orçamento para 2022 não está fechado porque depende das contratações que ainda vão ser realizadas. Mas assegurou que a folha de pagamento - atletas e comissão técnica – deve ser "bem enxuta. Comparando com o ano passado a nossa receita é bem menor, neste ano, porque o clube recebeu poucos recursos da Federação (Gaúcha de Futebol)". Mesmo assim, Leocir se mostra otimista. "Estamos trabalhando bastante para montarmos um elenco bem competitivo, mesmo com a receita apertada, para alcançarmos nossos objetivos de crescer dentro do futebol gaúcho", diz.

Profissionais já confirmados no plantel:

Otávio Passos: goleiro (emprestado ao Guarani, de Bagé)

Rafael Copetti: goleiro (emprestado ao Guarani, de Bagé)

Tairone: zagueiro

Cleiton: zagueiro

Chicão: volante (emprestado para o Concórdia, de Santa Catarina)

Wallacer: meio-campo (emprestado ao Capital, de Brasília)

Jamerson: atacante

Em negociação adiantada:

Hyppólito: volante/lateral direito

Iuri Kaíque: lateral esquerdo

Miquéias: atacante

Primeiros jogos

- A estreia do Esportivo na Série A2 vai ser contra o Brasil, de Farroupilha

- A primeira partida em casa, no Montanha dos Vinhedos, vai ser disputada contra o Glória, de Vacaria

IMPORTANTE: A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) ainda não fixou as datas dos jogos.

A chave: O Clube Esportivo Bento Gonçalves vai enfrentar, na primeira fase, as seguintes equipes:

Brasil (Farroupilha)

Glória (Vacaria)

Cruzeiro (Cachoeirinha)

Gaúcho (Passo Fundo)

Tupi (Crissiumal)

Veranópolis

Passo Fundo

PARA SABER: Os quatro melhores de cada chave se classificam para a fase seguinte. Os jogos das quartas de final, semifinais e final, vão ser disputadas em turno e returno. O campeão e o vice da Série A2 garantem acesso à elite do Gauchão 2023.

A comissão técnica do Esportivo:

Treinador: Carlos Moraes

Auxiliar técnico: Everson Aguiar