Esportivo inicia reapresentação para 2022 com categorias de base

Atletas do sub-20 e do sub-17 serão avaliados e selecionados para o elenco profissional da temporada

A temporada 2022 começa oficialmente para os jovens talentos do Clube Esportivo nesta terça-feira (22), às 15h, no Montanha dos Vinhedos. Essa é a data de reapresentação das categorias sub-20 e sub-17, cujos atletas disputarão amistosos para definição dos nomes que irão compor o grupo profissional na Série A2 do Campeonato Gaúcho.

O início dos trabalhos terá a presença de 20 atletas. Além daqueles que já fazem parte das categorias de base do Esportivo, outros oferecidos ao clube passarão por período de testes nesse momento. No dia 25, eles enfrentam um combinado da cidade, em amistoso disputado no campo da Geremia, na Capital do Vinho. Outros confrontos devem ocorrer com a ideia de selecionar os atletas que terão prioridade na formação do elenco que disputará a Série A2.

A antecipação dos trabalhos com os jovens é uma forma de valorizar o trabalho das categorias de base e criar uma identidade com o clube, de acordo com o gerente de futebol, Luis Fernando Hannecker. "Nossa ideia é que esses atletas nos ajudem durante a Série A2 e também possam criar uma oportunidade de negócio, caso se destaquem durante a competição", projeta.

Preparativos também no profissional

O elenco profissional tem apresentação marcada para o dia 1º de março – outros jogadores chegam a Bento Gonçalves após o término do Campeonato Gaúcho. A trajetória do Esportivo na Série A2 terá início contra o Brasil de Farroupilha, em partida no dia 9 ou 10 de abril – em data a ser confirmada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) –, no Estádio das Castanheiras. A estreia no Montanha dos Vinhedos será diante do Glória, de Vacaria, no dia 16 ou 17 de abril.

Além dessas equipes, o Alviazul enfrentará na primeira fase, em jogos de turno e returno, Cruzeiro (Cachoeirinha), Gaúcho (Passo Fundo), Tupi (Crissiumal) e Veranópolis. O grupo B é formado por Avenida (Santa Cruz), Guarani (Venâncio Aires), Inter (Santa Maria), Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz, São Gabriel e São Paulo (Rio Grande). Classificam-se à fase seguinte os quatro melhores de cada chave. Quartas de final, semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta. O campeão e o vice garantem acesso ao Gauchão 2023.