Esportivo apresenta novo uniforme III homenageando os 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
- há 13 horas
- 3 min de leitura

Honrando as origens e projetando o futuro, o Clube Esportivo têm a honra de apresentar o novo uniforme comemorativo, que faz alusão aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, completos em 2025.
Um manto que está diretamente conectado com a história mais que centenária do Esportivo, fundado em 1919 por 33 sócios fundadores, de maioria imigrantes italianos ou descendentes. O nome nos primeiros anos de existência e até hoje preservado na sigla no escudo "Club Sportivo", também reforça as origens italianas do clube da capital nacional do vinho.
Assim como a construção do Esportivo, a Imigração Italiana também conversa diretamente com a formação da cidade de Bento Gonçalves e de boa parte da Serra Gaúcha como um todo, com influências presentes nos costumes, na cultura, culinária, arquitetura e linguagem da região.
151 anos de Imigração Italiana, 136 anos de Bento Gonçalves e 107 anos de Clube Esportivo. Três histórias que se confundem e atravessam gerações.

O novo uniforme já está disponível, no valor de R$300, na Tivo Store, junto a secretaria do clube no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, e também na Loja Online do Esportivo, que após mais de um ano, está de volta.
Trata-se de uma edição limitada, com apenas 300 peças disponíveis, sendo 150 de gola V dupla e 150 de gola polo.

Apresentação oficial do novo uniforme
Antes da partida contra o Pelotas, neste sábado, 5 de setembro, o Clube Esportivo promoveu um evento de apresentação da camisa comemorativa, realizado nos arredores do Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos.
A festividade reuniu torcedores, dirigentes, conselheiros, autoridades e parceiros do clube, contando com a presença do Presidente do Clube Esportivo, Marcos Fracalossi; do Vice-presidente, Daniel Amadio; do Deputado Estadual e Líder da Frente Parlamentar Brasil-Itália na Assembleia Legislativa, Guilherme Pasin; do Prefeito de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli; da Vereadora, Marlene Pelicioli, representando o Poder Legislativo local e do Patrono do Clube Esportivo e presidente do clube na temporada 1973, Sérgio Pozza, que foi o responsável por apresentar o uniforme ao público.

No evento, o Presidente, Marcos Fracalossi, destacou. "Desde o início da gestão, levantamos a bandeira de reaproximar o Esportivo da comunidade e promovemos diversas ações, de pequeno, médio e grande porte, algumas impactantes e outras mais restritas, mas o mais importante de tudo, é que no final, o Esportivo esteja inserido em todas as comunidades, este é o nosso objetivo, promover ações que marquem o Alviazul, nem que seja impactando uma pessoa, uma família ou um bairro", pontua.
O mandatário alviazul segue. "Entre estas ações, destaco o projeto da nossa orientadora educacional, Claúdia Refatti Benato 'Jogo Limpo na Vida', que visa combater a violência doméstica e que o Esportivo, junto do Poder Público Municipal está encabeçando. O projeto já foi selecionado entre os cinco finalistas da Consulta Popular na Serra Gaúcha e apesar de não ter sido a proposta mais votada, daremos continuidade e na próxima sexta-feira, 11, iremos apresentar o projeto na FGF", detalha.

Por fim, Fracalossi enfatiza o novo uniforme comemorativo. "Bento Gonçalves tem 136 anos, o Esportivo 107, duas histórias que estão intimamente conectadas e se confundem. E o aspecto que une essas duas trajetórias é a Imigração Italiana e com isso, o Esportivo oportuniza nos 150 anos de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, completos em 2025, o lançamento deste novo uniforme comemorativo", encerra.
Já o Deputado Estadual Guilherme Pasin valoriza o passado e a construção da região. "Se não valorizamos a nossa história, não sabemos onde estamos e para onde vamos. Como presidente da Frente Parlamentar Brasil-Itália saúdo o Clube Esportivo, o meu time do coração, por reconhecer e valorizar os 150 anos de imigração italiana neste uniforme. Se a Itália tem a Azzurra, o Esportivo agora também tem", finaliza.
Por fim, o Prefeito de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli, ressalta o momento do Esportivo. "Como cidadão bento-gonçalvense, desde cedo aprendi a torcer por este clube, vivendo muitos momentos bons e ruins e agora, vivendo um período maravilhoso, presenteado com esta camisa maravilhosa. Se estamos aqui hoje é porque alguém, há 150 anos iniciou, plantou e construiu esta região incrível que é a Serra Gaúcha".


Por fim, o evento também contou com uma bela apresentação musical do Coral Canarinhos da comunidade São Valentim, no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves:





Comentários