Clube Esportivo participa de amistosos e faz treinamentos com atletas Sub-19

Projeto intensifica trabalho com a categoria a fim de aprimorar técnica e taticamente os atletas para que possam ser aproveitados, inclusive, na equipe principal

Categoria Sub-19 do Esportivo tem 35 atletas participando de treinamentos e amistosos, e ainda tem vaga para mais 10 garotos. Fotos: Fabrício Dutra Corrêa/Clube Esportivo

O Clube Esportivo Bento Gonçalves vem realizando, desde o começo de outubro, uma série de jogos amistosos com a finalidade de preparar o grupo de atletas da categoria Sub-19 para integrar a equipe principal do alviazul. O grupo, formado por 35 jogadores, também tem intensificado os treinamentos, iniciados em setembro, sob a coordenação do treinador Everson Aguiar.

Dos amistosos, o primeiro jogo foi realizado em Porto Alegre, contra o Grêmio, no Centro de Treinamento Luiz Carvalho, dia 7 deste mês. A gurizada do Esportivo não se intimidou e fez bonito, mas não segurou o ritmo de jogo da equipe da capital e acabou perdendo por 1 x 0. No 13, também em Porto Alegre, o confronto foi contra o Sindicato dos Atletas, quando empatou, sem gols.

Na sequência, jogou em Santa Cruz do Sul, contra o Esporte Clube Avenida, vencendo pelo placar de três a zero. No dia 28 de outubro o confronto foi contra o Juventude, de Caxias do Sul, que venceu o alvi-azul por 1 a 0.

O trabalho que vem sendo feito nas categorias de base é extremamente importante, visando à preparação de jogadores para, inclusive, fazerem parte da equipe principal, mais adiante. "No momento estamos trabalhando forte na Sub-19 para que estes atletas se tornem profissionais capacitados", disse o presidente do Clube Esportivo, Leocir Glowacki.

A preparação direcionada para esta categoria da base, que inclui a realização de amistosos com outras equipes do Estado, mira a Série A do Campeonato Gaúcho, que vai ser disputada pelo Esportivo no ano que vem. "Esse planejamento impacta positivamente também nas finanças do clube, já que cada jogador que subir para o time principal representa uma contratação a menos", afirmou.

O treinamento com o grupo tem sido produtivo e a evolução técnica e tática é evidente, na avaliação do treinador da Sub-19, Everson Aguiar. "O grupo vem evoluindo, tanto no coletivo quanto no individual, o que é um dos nossos objetivos. A expectativa é que aumente a rentabilidade, produtividade e qualidade individual, para que suba o maior número possível de atletas para o grupo principal, ao final do projeto", afirmou.