Clube Esportivo intensifica atividades nas categorias de base e escola de futebol

Alviazul retoma treinamentos para crianças de 6 a 14 anos e inicia competição para categorias Sub 15 e 17 Fomentando a formação de futuros atletas e cidadãos, as categoriais de base alviazul iniciam um movimento de retorno às atividades desportivas nas instalações do Clube Esportivo Bento Gonçalves. A Escola de Futebol (popularmente conhecida como escolinha) retomou os treinamentos para crianças de 6 a 14 anos no início de novembro – seguindo um rigoroso protocolo para evitar a disseminação do novo coronavírus. O cronograma dos atletas mirins foi adaptado em relação ao que vinha sendo no período pré-pandemia. Agora, os nascidos entre 2005 e 2007 treinam as segundas, quartas e sextas-feiras, com início às 14h, no antigo Estádio da Montanha (na Avenida Oswaldo Aranha). Já os alunos com nascimento entre 2008 e 2010 possuem treinos as terças e quintas-feiras – no mesmo horário e local. A etapa de iniciação, por sua vez, tem treinamentos aos sábados pela manhã, com início às 9h, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil – essa categoria abrange os nascidos entre 2011 e 2014. No protocolo de retorno, medidas como o acesso restrito ao portão principal do estádio, manutenção do distanciamento recomendado antes do início dos treinos, medição de temperatura, exigência da chegada dos atletas já fardados para a atividade física, afastamento em caso de sintomas da Covid-19, higienização de objetos e superfícies, uso de máscara (com exceção durante os treinamentos) e proibição de circulação de pessoas nas dependências do clube (os pais devem aguardar seus filhos fora do estádio). Os treinos da escolinha são coordenados pelos professores Marciano Bianchi, Marcelo Nunes e Maikon Menegotto. Mais informações na secretaria do clube pelo telefone (54) 3452-2165.

Sub 15 e 17 se preparam para competição regional Após retornar aos treinamentos no mês de setembro, os jovens da Sub-17 do clube se unem ao grupo da categoria Sub-15 para a disputa do Campeonato Regional Serrano, organizado pela Liga Serrana de Futebol de Campo. A competição reúne nove equipes e tem previsão de termino em 19 de dezembro. Além da base do Esportivo, SER Caxias, Bravo 35 (Caxias do Sul), Santos (Caxias do Sul), Itaqui Soccer (Caxias do Sul), Apafut (Caxias do Sul), ALE (Lajeado), ALE/NOVA ESTRELA (Lajeado) e Juventus (Teutônia) participam do torneio. O modelo é concentrado em disputas em turno único, por pontos corridos, classificando-se os seis primeiros para as fases finais, no formato mata-mata até a grande decisão. Ao todo, a categoria Sub-17, que participará do campeonato, conta com 35 meninos. Já na Sub-15, 22 atletas participam – com a possibilidade de aumento de mais cinco ou seis atletas ao longo da competição. O movimento de fortalecimento do trabalho realizado na base também conta com o aporte financeiro conquistado por meio do novo projeto da base (financiado pelo Pró-Esporte RS, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte – LIE do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e patrocinado pela empresa Mérica Transportes), que vem aplicando mais de R$ 194 mil em materiais e subsídios para os jovens da categoria Sub-17. Foto: Kévin Sganzerla