Clube Esportivo inicia pré-temporada na próxima segunda-feira com reforços

Plantel comandado pelo técnico Luiz Carlos Winck se apresenta no estádio Montanha dos Vinhedos com, ao menos, 18 jogadores. Calendário prevê a disputa do Campeonato Gaúcho e Copa do Brasil no primeiro semestre do ano

A preparação do Clube Esportivo Bento Gonçalves para as competições que o aguardam em 2021 começa à deriva do princípio do ano. Na próxima segunda-feira, dia 11, o elenco alviazul dará o pontapé inicial na pré-temporada – que deve se estender até o final de fevereiro, quando está prevista a estreia no Campeonato Gaúcho 2021 diante do São José, em casa. A ideia é contar com 18 atletas para o início dos trabalhos.

No estádio Montanha dos Vinhedos, comissão técnica e jogadores terão o primeiro contato da temporada – com muitas caras novas no elenco. Além dos atletas já anunciados pelo clube no final de 2020 (o volante Mateus Norton, o zagueiro Jean Zdunek e os meio-campistas Juninho Tardelli e Lucas Hulk), o técnico Luiz Carlos Winck terá outras quatro peças garantidas para auxiliar na montagem do time.

No ataque, são duas novidades. Uma delas é Daniel Paulo da Cruz, de 30 anos, que chega do Tombense após disputar o Campeonato Brasileiro Série C do ano passado. O atleta foi o artilheiro do Campeonato Alagoano de 2015, com 11 gols em 14 jogos. Já atuou, também, por clubes como o CRB, CSA, Caxias, Brasil de Pelotas e Criciúma. Ao lado dele estará Warlei da Silva, de 27 anos. O jogador atuou pelo Comercial-SP na Série A3 do Campeonato Paulista em 2020 e já passou por equipes como Real Noroeste-ES, Campinense-PB, Interporto-TO, Atlético Itapemirim-ES, Estanciano-SE, Boca Júnior-SE e Botafogo-SE.

Para reforçar o meio de campo, outro contratado foi o meia Jocinei Schad, de 30 anos. O jogador desembarca em Bento Gonçalves após disputar o Campeonato Brasileiro Série D pelo Villa Nova-GO e a Série C defendendo o Imperatriz-MA. Ele também acumula passagens por clubes como Sampaio Corrêa, CRB, Figueirense, Criciúma, Bragantino e Corinthians.

Quem também estará presente na apresentação do elenco é o lateral Samuel Balbino. Aos 26 anos, o atleta estava no Comercial-SP e, em 2020, chegou a disputar o Campeonato Gaúcho pelo São Luiz. O paulista também já vestiu as camisas do Penapolense-SP, XV de Piracicaba, Caxias, Luverdense e Marcílio Dias.

Ao lado desses oito jogadores já confirmados, a comissão técnica de Winck (que tem, ainda, os auxiliares José Carlos Marques da Silva, Márcio Ebert e Luciano Ilha e o preparador de goleiros Emerson Ramos Böhm), deve contar com, pelo menos, outros 10 atletas que serão apresentados na segunda-feira. A temporada de 2021 reserva, ainda, a participação na Copa do Brasil e a possibilidade de disputa do Campeonato Brasileiro Série D – que está sendo avaliado pelo clube.

Preparação também nos bastidores

Se dentro de campo a temporada já começa a ganhar os primeiros contornos a partir do dia 11, fora dele o clube também dá andamento à importantes questões que envolvem a estrutura do estádio Montanha dos Vinhedos. Atestando condições favoráveis ao recebimento de eventos – sejam desportivos, artísticos, culturais ou religiosos – o complexo recebeu um alvará de segurança do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) para o ano de 2021. Até o dia 31 de outubro, o estádio estará apto a receber encontros e jogos – na medida em que haja liberação de público por parte do Governo do Estado em virtude das restrições impostas pela pandemia.

Calendário de jogos do Esportivo pelo Gauchão 2021

Para defender o título de Campeão do Interior conquistado em 2020, o Alviazul inicia a competição estadual diante do São José, no estádio Montanha dos Vinhedos. Na sequência, o Esportivo encara Aimoré e Brasil de Pelotas. A competição terá turno único, no qual todas as equipes se enfrentam. Os quatro primeiros colocados estarão classificados para as semifinais. As datas e horários serão detalhados pela Federação Gaúcha de Futebol em breve – mas a ordem dos jogos já está definida:

1° Rodada - Esportivo x São José

2° Rodada - Aimoré x Esportivo

3° Rodada - Esportivo x Brasil-Pel

4° Rodada - Esportivo x Grêmio

5° Rodada - Caxias x Esportivo

6° Rodada - São Luiz x Esportivo

7° Rodada - Esportivo x Novo Hamburgo

8° Rodada - Pelotas x Esportivo

9° Rodada - Esportivo x Ypiranga

10° Rodada - Esportivo x Juventude