top of page

Clube Esportivo fortalece categorias de base com projetos de Lei de Incentivo ao Esporte

Por meio da LIE do RS, Alviazul vem formando jovens atletas nas categorias Sub 15 e Sub 17


O propósito formador do Clube Esportivo de Bento Gonçalves fica evidente na medida em que fortalece suas categorias de base. Na Sub 17 e na Sub 15, os jovens atletas contam com uma estrutura de apoio que permite o desenvolvimento de atividades esportivas diárias – possibilitando, assim, uma rotina de treinos para a formação contínua. Em 2023, com o aporte da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Estado do Esporte e Lazer, o Alviazul vem formando 70 jovens – 35 em cada categoria.


Os jogadores contam com os recursos dos projetos que viabilizam a contratação de novos profissionais para condução dos treinamentos e aquisição de materiais esportivos – tudo para oferecer melhores condições aos jogadores. Os treinos ocorrem diariamente no complexo esportivo do estádio Montanha dos Vinhedos e no antigo estádio da Montanha. Atualmente, as categorias disputam a Liga Serrana 2023. A Sub 17, inclusive, está no chamado grupo da Série Ouro, entre os melhores da competição. “As categorias fazem parte do projeto do clube na formação de jovens atletas, capacitando para o esporte e ensinado para a vida”, destaca o treinador da categoria Sub 17, Marcelo Nunes, que está desde 2016 no clube.


Esse compromisso com a formação pode ser visto na prática, dentro e fora de campo. O jovem Kauã Garcia é um desses exemplos. Ele ingressou no clube na categoria Sub 15 e, hoje aos 17 anos, atua tanto na Sub 17 quanto na Sub 20 – que recentemente disputou o Gauchão A2. “Tem sido a melhor experiência da minha vida. Meu sonho é ser jogador de futebol profissional, e toda a minha família vem me apoiando nesse sonho, especialmente minha mãe, que me incentiva desde cedo”, conta o jovem natural de Bento Gonçalves.


Também bento-gonçalvense, o atleta Riquelme de Brito de Oliveira, de 16 anos, busca conciliar os estudos, pela manhã, com os treinos, à tarde. Essa rotina, apesar de exigente, é recompensadora. “Meu pai foi jogador e sempre me fala que o futebol é para ser aproveitado a cada momento, por isso o que mais importa é fazer o que eu gosto e ser feliz. Treinar aqui no Esportivo tem sido uma experiência incrível”, destaca.


O projeto da Categoria Sub-17 é financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Estado do Esporte e Lazer, por meio da LIE, vinculada ao ICMS, do Pró-Esporte RS. O patrocínio é da empresa Casttini. Já o projeto da Categoria Sub-15, que também tem financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Estado do Esporte e Lazer, por meio da LIE, vinculada ao ICMS, do Pró-Esporte RS, é patrocinado pelas empresas Mérica Logística e De Toni Componentes.


Oportunidade de ingresso


O Clube Esportivo também abre as inscrições para o processo seletivo para as categorias Sub 13, 15, 17 e 20 no mês de outubro. A seletiva ocorrerá nos estádios da antiga Montanha (Sub 13 e Sub 15) e na Montanha dos Vinhedos (Sub 17 e Sub 20) no dia 12, a partir das 8h. O custo é de R$ 50. O pagamento das inscrições de forma antecipado pode ser feito tanto na secretaria do clube quanto via PIX (para o CNPJ 87557740/0001-01). Mais informações pelo número (54) 99194-6936.


Comments


bottom of page