Clube Esportivo e Grêmio acertam contrato de jovem talento da base alviazul

Atacante Emerson Rodrigues Brito, de 18 anos, assinou vínculo com o time da capital gaúcha até o final de 2022, com opção de renovação até 2024

Celeiro de grandes nomes do futebol estadual e nacional, a base do Clube Esportivo de Bento Gonçalves mostra, mais uma vez, sua relevância no cenário desportivo. Promovido para o grupo principal na campanha que levou à conquista do título de Campeão do Interior do Gauchão 2020, o jovem atacante Emerson Rodrigues Brito, de 18 anos, assinou contrato com o Grêmio Football Porto-Alegrense.

O jogador, natural de Santa Cruz do Sul, irá integrar o plantel de transição do tricolor, para a disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, até dezembro de 2022 – com opção de renovação até 2024 e compra de mais 20% dos direitos do atleta em 2021. Os moldes da negociação seguem cláusulas contratuais estabelecidas somente entre os clubes e os representantes do atleta.

Emerson chegou ao Alviazul no início de 2019 para integrar a equipe Sub-17. Sua vinda se deu após uma avaliação feita na cidade natal do jovem durante um jogo-treino da categoria. Na ocasião, membros da comissão técnica do Esportivo convidaram o atleta para integrar a base da equipe – dentre eles estava Márcio Ebert, atual coordenador das categorias. “Observamos o Emerson naquele jogo e consideramos seu potencial para trazermos ao nosso grupo. Oferecemos as condições necessárias para sua vinda, como alimentação e alojamento, e ele foi integrado ao plantel”, conta Ebert.

A investida logo se mostrou assertiva. Emerson foi um dos artilheiros do Campeonato Gaúcho Sub-17 de 2019, com 9 gols marcados. O bom desempenho o fez integrar, logo na sequência, o grupo principal para a disputa do Gauchão 2020. Durante a campanha, marcou seu primeiro gol como profissional na partida diante do Pelotas, pela 3ª rodada da fase de grupos do segundo turno do torneio. “Tenho a certeza de que ele vai crescer bastante e se tornar um dos grandes nomes do futebol. É um menino com um futuro enorme”, exalta o treinador.

Parceria mostra fortalecimento da base

Para a direção do clube, o negócio firmado evidencia o potencial do trabalho realizado com os jovens atletas. “Por meio das categorias de base, o Clube Esportivo exerce seu papel não somente na lapidação de novos talentos, mas também na formação de cidadãos. Esse é o principal legado deixado pelo trabalho feito na base. E casos como o do Emerson evidenciam justamente esse propósito. Oferecendo toda a estrutura que temos disponível aos jovens que chegam ao clube com o sonho de se tornarem futuros jogadores profissionais, colhemos bons frutos e convertemos em parcerias com grandes equipes do cenário nacional, como o Grêmio. É um projeto embrionário de fortalecimento de nossas categorias, que já foi reduto de grandes nomes de nosso futebol”, reforça o presidente do Clube Esportivo, Laudir Miguel Piccoli,

Além do mandatário alviazul, o ato de assinatura do contrato, ocorrido no dia 05 de outubro na sede do Grêmio, em Porto Alegre, contou com a presença do Vice-Presidente de Finanças do clube, Leocir Glowacki, do vice-presidente de futebol do Grêmio, Paulo Luz, e do vice-presidente gremista, Claudio Oderich (na foto anexa).

Ficha técnica:

Nome completo: Emerson Rodrigues Brito

Posição: Atacante

Nascimento: 06/05/2002 (18 anos)

Naturalidade: Santa Cruz do Sul/RS

Clube formador: Esportivo/RS