Esportivo volta de Passo Fundo com classificação à próxima fase praticamente assegurada

Time de Bento Gonçalves venceu o Gaúcho pelo placar de 1 x 0, gol marcado aos 47 minutos do segundo tempo após cobrança de falta na entrada da grande área adversá.Próximo jogo vai ser em Vacaria, contra o Glória. Se empatar já garante a classificação.

Presidente Leocir Glowacki (à direita, camisa clara) participou da festa no vestiário do time de Bento Gonçalves após a vitória conquistada já nos descontos da etapa complementar. Foto: Edemir de Oliveira


Um a zero sobre o Gaúcho de Passo Fundo e mais três pontos na conta rumo à próxima fase do Campeonato Gaúcho 2022, Série A2, Divisão de Acesso. Este é o saldo da partida disputada neste domingo, 5 de junho, pelo Clube Esportivo Bento Gonçalves, contra o “periquito do boqueirão”, na Arena BSBios, jogo válido pelo returno da Chave A, 12ª rodada. Com o resultado, o alviazul se mantém na quarta posição na tabela de classificação e abre cinco pontos de vantagem em relação ao quinto colocado, justamente o Gaúcho, faltando dois jogos para o encerramento da primeira fase do Acesso.


O jogo em Passo Fundo teve boas chances para ambas as equipes que, entretanto, enfrentaram um adversário duro: o gramado com muitos buracos e poças de água por causa da forte chuva que caiu durante todo o dia – e jogo – na casa do anfitrião. Bastante pressionado no começo do primeiro tempo, a equipe de Bento resistiu e começou a ter domínio do campo antes da metade da etapa inicial. Foi a vez de o Gaúcho se defender e jogar em contra-ataques, levando algum risco à meta defendida pelo experiente goleiro Copetti.


As maiores emoções ficaram reservadas para o final da etapa. Aos 47 minutos em uma falta para o Gaúcho, o goleiro de Bento tira a bola batida por Janderson de soco, para o meio de campo. Na sequência João Felipe põe o alviazul em situação de gol mas a bola corre demais e a zaga afasta o perigo. No último lance do primeiro tempo, aos 48 minutos, Magal cobra escanteio para o Esportivo. A defesa afasta e o juiz manda as duas equipes para o intervalo, com placar fechado.


SEGUNDO TEMPO


Os técnicos Carlos Moraes e Fabiano Borba mudaram suas equipes para a etapa final. Iury entrou no alviazul para saída de Magal, e Hudson entrou em campo pelo lado do Gaúcho, saindo Rafinha. O Esportivo botou pressão e empurrou o “periquito” para seu campo e, já aos 3 minutos, uma cobrança de falta levou perigo à meta de Gabriel Oliveira. O alviazul só teve nova chance de perigo aos 29 minutos, em cobrança de falta de Talles. A bola tirou tinta da goleira do Gaúcho e saiu pela linha de fundo.


Uma nova boa chance foi aos 41 minutos quando, depois de um bate-rebate na grande área do Esportivo, a bola sobrou para Fabrício que, na velocidade, ficou frente a frente com Gabriel Oliveira. Na tentativa de fazer o gol, o meio-campista do time de Bento chutou por cima do goleiro da equipe da casa. Gabriel Oliveira conseguiu defender, com as pontas dos dedos.


O Esportivo já acumulava chances desde a metade do segundo tempo e dominava a partida quando, aos 47, dois minutos após expirar o tempo regulamentar, em nova cobrança de falta de Talles, a bola encontrou a testa de João Pedro que não perdoou e estufou as redes do Gaúcho. Um empate (um ponto) praticamente coloca o alviazul na próxima etapa da briga pelo acesso à primeira divisão.


QUEM JOGOU


Clube Esportivo Bento Gonçalves – Copetti, Márcio Lima, Cleiton, Wagner, André, Magal (Iury), Fabrício, Hippolito (Caio), David Batista, Cris Magno (Talles) e João Felipe (Jamerson). Técnico: Carlos Moraes.

Sport Clube Gaúcho – Gabriel Oliveira, Gustavo, Rafael Klein, Roger, Robert, Ednei, Rafinha (Hudson), Nonno (Marcel), Márcio Jonatan, Maurício (Wesley|) e Janderson. Técnico: Fabiano Borba.


ARBITRAGEM

Árbitro Leandro Martins Soares, com Pablo Kusiak, João Carlos Pedersen e Cristiano Silva dos Santos


A RODADA

VEC (Veranópolis) 3 x 0 Brasil (Farroupilha)

Cruzeiro (Cachoeirinha) 0 x 0 Tupi (Crissiumal)

Gaúcho (Passo Fundo) 0 x 1 Esportivo (Bento Gonçalves)

Glória (Vacaria) 0 x 1 Passo Fundo


CLASSIFICAÇÃO (Chave A – 12ª rodada)

Posição PG J V E D SG

1º – VEC (Veranópolis) 25 12 8 1 3 8

2º – Passo Fundo 21 12 5 6 1 6

3º – Glória (Vacaria) 19 12 5 4 3 7

4º – Esportivo (Bento Gonçalves) 19 12 4 7 1 3

5º – Gaúcho (Passo Fundo) 14 12 3 5 4 0

6º – Brasil (Farroupilha) 10 12 2 4 6 -11

7º – Cruzeiro (Cachoeirinha) 9 12 1 6 5 -8

8º – Tupi (Crissiumal) 7 12 0 7 5 -5


PRÓXIMA RODADA (13ª)

8/6 – Qua – 15h Passo Fundo X Cruzeiro (Cachoeirinha)

Vermelhão da Serra

8/6 – Qua – 19h Glória X Esportivo (Bento Gonçalves)

Altos da Glória

8/6 – Qua – 20h Tupi (Crissiumal) X VEC (Veranópolis)

Estádio Rubro-Negro

9/6 – Qui – 20h Brasil (Farroupilha) X Gaúcho (Passo Fundo)

Castanheiras