Esportivo vence em jogo histórico e está na segunda fase da Série D

Uma linda página nos 102 anos do Clube Esportivo Bento Gonçalves foi escrita na tarde de sábado, 4 de setembro de 2021. O Alviazul chegou a estar eliminado da Série D até os 47 minutos do segundo tempo. Porém, com dois gols nos minutos finais, a equipe chegou aos 4x1 sobre o Rio Branco e, com o resultado, está classificada para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Agora o adversário será o Santo André, de São Paulo.


Como foi o jogo

Primeiro tempo

Desde os primeiros minutos, o Esportivo se mostrou mais interessado em buscar o resultado. Aos nove minutos, Cafú bateu, o goleiro bateu roupa e, no rebote, Peixoto quase marcou. O Alviazul tinha a posse, mas encontrava um Rio Branco muito fechado na defesa.


Mesmo assim, a pressão se mantinha. Aos 21 minutos, Léo Ferraz chutou e a bola subiu demais. Quatro minutos depois, Rennan cobrou falta para a área, o goleiro Juninho errou, mas a zaga afastou. No lance seguinte, Cafú quase marcou.


A pressão resultou na abertura do placar aos 35 minutos. Lailson fez toda a jogada pela direita, olhou e cruzou na medida para Léo Ferraz, de cabeça, atirar sem chances para o goleiro: 1x0 Esportivo. Após o gol, o Rio Branco esfriou o jogo até o apito da arbitragem.


Segundo tempo

Sabedor do resultado no Centenário, o Esportivo voltou para a etapa complementar mantendo a postura de pressionar o Rio Branco na busca pelo segundo gol, que lhe daria a vaga no G4. Por isso, logo aos 10 minutos, Cafú, da entrada da área, parou em Juninho, que no rebote fez grande defesa no chute de Peixoto.

Mas em uma rara oportunidade, aos 15 minutos, Wanderson Gotinha aproveitou vacilo, driblou o goleiro Otávio Passos e empatou o jogo: 1x1. O gol não desanimou os jogadores do Alviazul, tanto que quatro minutos depois, Lailson recebeu na frente e estufou as redes para recolocar o Esportivo, em vantagem: 2x1.


Aos 47 minutos, Paulinho tocou para Juninho Tardelli, que soltou uma bomba e fez: 3x1 Esportivo. Faltava um gol, já que no Centenário, Caxias e Juventus empataram. No minuto seguinte, Paulinho rolou para Matheusinho e o garoto marcou: 4x1 para garantir a vaga inédita na segunda fase da Série D.


Rogério Zimmermann escalou o Alviazul com: Otávio Passos; Gutierrez, Rafael Dumas (Wesley), Rodrigo Milanez; Rennan; Afonso, Norton, Cafú (Tardelli); Lailson (Paulinho), Leo Ferraz (Dionata) e Peixoto(Matheusinho).


Esportivo e Rio Branco teve arbitragem de André Rodrigo Rocha, de Tocantins. Os auxiliares foram os gaúchos Gustavo Marin Schier e Fabulo Oliveira Diniz.


Fotos: Kevin Sganzerla/NB Notícias

878972691.jpg