top of page

Esportivo retorna à Divisão de Acesso e tem na captação de recursos seu maior desafio

Clube encerrou sua participação no Campeonato Gaúcho 2023, Série A



Alviazul abriu o placar no jogo contra o Internacional, em Porto Alegre, na última partida da fase classificatória do Gauchão, Série A, deste ano. Foto: Kevin Sganzerla


O resultado da partida do Esportivo contra o Internacional nesse sábado (11), quando o alviazul perdeu pelo placar de 4 x 1, encerrou não só a participação do clube no Gauchão deste ano como sua permanência na elite do futebol estadual. Em 2024, o Esportivo volta a disputar Campeonato Gaúcho na Série A2, Divisão de Acesso.

“Esse campeonato exige um nível profissional muito elevado, o que demanda investir recursos que, infelizmente, não tivemos. Trabalhamos com um orçamento enxuto, de acordo com a disponibilidade financeira em caixa. Sempre fomos muito transparentes com relação à realidade financeira do clube e, também, com o compromisso de não fazer movimentos que pudessem comprometer o equilíbrio das contas ou endividar o clube. Encerramos o campeonato certos de termos feito tudo o que estava em nosso alcance, de termos nos dedicado ao máximo em busca de resultados e, claro, entristecidos pelo desfecho de nossa participação. Agradeço a todos os que estiveram ao nosso lado, apoiando, investindo, incentivando e, de forma especial, aos atletas, à comissão técnica e ao torcedor alviazul”, comenta o presidente Leocir Glowacki.


O Esportivo encerra a atual temporada com uma folha de pagamento de aproximadamente R$ 175 mil mensais direcionados apenas a atletas (contra R$ 145 mil no início do campeonato). O montante é um dos mais baixos orçamentos entre as 12 equipes que disputaram a Série A.


Agora, o Esportivo segue os trabalhos no restante do ano com foco direcionado para os atletas de base do clube. “Estamos trabalhando para viabilizar as categorias sub-19 e sub-20 em competições oficiais da Federação Gaúcha de Futebol. Isso também vai servir para que possamos analisar os atletas com maior atenção, permitindo que possamos negociá-los com outros clubes ou, até mesmo, aproveitando no próprio grupo principal do Esportivo”, completou.

Técnico compartilha avaliação

O treinador do Esportivo, Carlos Moraes, responsável pelo acesso do Esportivo à elite em 2020, inclusive com o título de Campeão do Interior, e pela conquista do campeonato Série A2 – Acesso em 2022, também credita o insucesso do Esportivo às limitações da questão financeira. “Desde o começo sabíamos que o orçamento seria um limitador. Estruturamos a equipe da melhor forma possível, contamos com a dedicação e o comprometimento dos atletas, da comissão técnica, da diretoria – mas, mesmo assim, ficamos aquém do que demanda o nível da Série A do Campeonato Gaúcho”, afirmou o treinador.

COMO FOI O ESPORTIVO

1ª rodada: Esportivo 1 X 2 São José

2ª rodada: Aimoré 0 X 0 Esportivo

3ª rodada: Esportivo 0 X 1 Brasil

4ª rodada: Esportivo 0 X 2 Grêmio

5ª rodada: Caxias 3 X 1 Esportivo

6ª rodada: São Luiz 0 X 0 Esportivo

7ª rodada: Esportivo 0 X 0 Novo Hamburgo

8ª rodada: Avenida 1 X 2 Esportivo

9ª rodada: Esportivo 0 X 3 Ypiranga

10ª rodada: Esportivo 1 X 3 Juventude

11ª rodada: Internacional 4 X 1 Esportivo

Como foi o jogo contra o Internacional


PRIMEIRO TEMPO

01 min – Logo no começo do jogo, Mauricio tenta inverter para Wanderson, mas Márcio Lima protege para o Esportivo e fica com a lateral. Na sequência, Renê tenta avançar comr a bola, mas é tavado por Vinícius Kiss.

03 min - Alan Patrick aciona Mauricio, que cruza para Wanderson, mas Márcio Lima antecipa e cede escanteio para o Internacional.

04 min - Xandy avança pela esquerda e chuta rasteiro. John brilha e evita o gol do Esportivo.

07 min – Gol do Esportivo – O atacante Xandy, do Esportivo, recebe pela esquerda de ataque do time de Bento, domina e chuta no canto direito do goleiro John, que não alcança. 1 x 0 para o Alviazul.

13 min - Luiz Adriano tenta devolver para Wanderson, mas exagera na força. Inter marca distante do Esportivo e abusa dos passes errados no início da partida.

14 min - Wanderson recebe lançamento na esquerda de ataque do colorado e cruza para o atacante Luiz Adriano, que finaliza de primeira. Copetti defende. A bola ainda pega na trave.

16 min - Xandy avança pela esquerda, ganha de Vitão na corrida e cruza, mas não tem ninguém do Esportivo para completar para o gol do Internacional.

16 min – Gol do Internacional - Wanderson cruza da esquerda e Mauricio chuta de primeira para deixar tudo igual.

18 min - Centroavante colorado vai até a intermediária defensiva para roubar a bola do Esportivo. Na sequência, Mauricio avança com a bola e chuta, mas a bola sai alta sobre o gol de Copetti.

21 min - De Pena tenta o passe para Mário Fernandes, do Internacional, mas entrega no pé de do zagueiro Leandro Bulhões, da equipe de Bento Gonçalves.

25 min - Alan Patrick cobra escanteio para Matheus Dias, que salta, mas não alcança. É lateral para o Esportivo.

32 min - Alan Patrick tenta o recuo para Mercado, mas exagera na força. Por sorte, não há ninguém do Esportivo perto do argentino. No contra-ataque, Wanderson tabela com De Pena e chuta forte, mas o goleiro Copetti brilha e evita o segundo gol colorado.

34 min – Gol do Internacional - Wanderson faz jogada pela esquerda de ataque colorado e cruza, mas a zaga do Esportivo corta. No rebote, Wanderson, de novo, faz jogada pelo lado esquerdo e cruza para Luiz Adriano, que empurra para os fundos das redes de Copetti, primeiro gol do atacante no seu retorno ao Beira-Rio. Virada do Inter para cima do Esportivo.

40 min – O atacante Xandy cruza na área colorada, mas o goleiro John sai da meta e alivia o perigo e o empate do Esportivo.

42 min - Mauricio aciona Mário Fernandes pelo Internacional, mas o jogador colorado é desarmado por Roger Bastos, do Esportivo. Na sequência, De Pena cobra falta na cabeça de Vitão, que obriga Copetti a fazer mais uma grande defesa.

47 min – Quase ao final da prorrogação, depois de cruzamento de Mercado, Mário Fernandes acerta o poste direito do goleiro Copetti. Quase o Internacional amplia no placar.


SEGUNDO TEMPO

04 min – O atacante Xandy aparece às costas de Vitão, mas o zagueiro do Internacional protege e o time do Beira-Rio fica com o tiro de meta.

07 min – Boa jogada do ataque do Esportivo que arrisca da intermediária. O goleiro John, do Internacional, faz a defesa em dois tempos.

14 min – Gol do Internacional – Depois de alguns minutos de bate-rebate sem grandes chances para as duas equipes, Mauricio mostra habilidade com a bola, pedala e toca para Alan Patrick, que domina e chuta, sem chance, no canto direito do goleiro Copetti.

16 min - Alan Patrick recebe da área do Esportivo, foge do pênalti e aciona Renê, que chuta de primeira. Goleiro Copetti brilha e evita o quarto do Inter.

25 min - Bustos recebe na direita do ataque colorado e cruza para Alan Patrick. O atacante chuta forte, por cima do gol de Copetti, sem perigo à meta do Esportivo.

35 min – Pelo menos 20 minutos sem grandes emoções, com troca de jogadores nas duas equipes e sem grandes chances de gol para ambas equipes. O dono da casa, o Inter, troca passes e espera o tempo passar enquanto não encontra espaço para avançar. Administra os 3 X 1.

39 min – Renê aciona Wanderson, pelo Internacional, que tenta avançar pela esquerda, mas é desarmado por Hippólito.

40 min – Gol do Internacional – Após confusão na área, Johnny cabeceia para o colorado. O goleiro Copetti defende, mas Alemão pega o rebote e, na confusão, a bola passa a linha. 4 X 1 para o Internacional.

49 min - Flávio Torres ainda tenta o passe em direção à área colorada, mas o zagueiro Renê rouba mais uma bola e alivia para o Internacional.

40 min – Fim de jogo. 4 X 1 para o Internacional.


Em campo


Clube Esportivo Bento Gonçalves – Copetti, Márcio Lima (Hippólito), Jean Pablo, João Gabriel, Leando Bulhões (Lessa), Roger Bastos (Germano), André, Fabrício, Xandy (Thiaguinho), Vinícius Kiss (Flávio Torres) e Richard. Técnico: Carlos Moraes.


Sport Club Internacional – John, Mário Fernandes, Renê, Luiz Adriano (Alemão), Alan Patrick (Lucas Ramos), Wanderson, De Pena (Johnny), Mercado (Rodrigo Moledo), Maurício, Matheus Dias e Vitão. Técnico: Mano Menezes.


Arbitragem:

ÁrbitroLucas Guimaraes Rechatiko Horn, auxiliado por Fagner Bueno Cortes e Mateus Olivério Rocha. Quarto Árbitro, Joseph Ribeiro Lopes e, Técnico de Arbitragem, Luiz Fernando Gomes Moreira.

Comments


bottom of page