Esportivo garante vaga nas quartas de final do Gauchão 2022 e chama o torcedor para apoiar o time

Alviazul conquistou um ponto no empate sem gols em jogo contra o Brasil, de Farroupilha, neste domingo, e vai jogar a primeira do mata-mata contra o Santa Cruz, em casa


Clube Esportivo apresentou, à torcida, seu terceiro uniforme, no encerramento da fase classificatória da Divisão de Acesso, neste domingo

Fotos: Enio Bianchetti


O Clube Esportivo Bento Gonçalves conquistou o ponto que necessitava para assegurar a passagem para a fase de mata-mata, as quartas de final da Divisão de Acesso do Gauchão 2022, Série A2. O jogo contra o Brasil, de Farroupilha, na tarde deste domingo, 12 de junho, que encerrou a primeira fase da competição, foi realizado no Montanha dos Vinhedos e ficou com o placar zerado. Com o resultado, o clube de Bento manteve a quarta colocação e joga contra o Santa Cruz, na abertura da próxima fase.


O jogo, em que o Esportivo estreou seu terceiro uniforme (azul escuro) não teve grandes emoções durante as duas etapas, com o time do técnico Maurício Fernandes bem posicionado na defesa. Uma retranca que o Esportivo, treinado por Carlos Moraes, tentou por inúmeras vezes bater, sem sucesso. O lance mais perigoso da partida foi aos 31 minutos, do primeiro tempo, quando Talles Cunha, depois de uma cobrança de falta, acertou a trave do goleiro Ronaldo, do Brasil.


Depois do intervalo o Esportivo voltou com seu tradicional uniforme principal, todo de branco, para facilitar a identificação dentro de campo já que o azul escuro estava parecido com o verde escuro do fardamento da equipe visitante. Os dois times jogaram uma etapa complementar bastante truncada, com muitas paralisações por causa de faltas, e com os atletas do Brasil forçando as paradas, para ganhar tempo e manter o empate que livrou o time do rebaixamento.


A primeira fase do Grupo A terminou com o Veranópolis confirmando a primeira posição ao vencer o Passo Fundo por 2 x 1, também no domingo. Na ponta de baixo o Cruzeiro (Cachoeirinha), acabou rebaixado à Série B do Gaúcho ao perder para o Glória (Vacaria) pelo placar de 2 x 0. Os próximos jogos (quartas de final) ainda não têm datas definidas, pelo que informou no começo da noite de domingo a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em seu site oficial. As partidas estavam previstas para o próximo domingo, dia 19.


TORCEDOR


Tanto presidente, Leocir Glowacki, quanto o treinador do Esportivo, Carlos Moraes, consideraram que a equipe de Bento Gonçalves cresceu ao longo da primeira fase da competição, a classificatória, conquistando 21 dos 42 pontos possíveis, com quatro vitórias, nove empates e apenas uma derrota. “A gente veio crescendo ao longo dos jogos, com atletas chegando e permitindo que montássemos um grupo forte. Não chegamos a repetir um time, por causa de lesões e suspensões, mas estamos no caminho”, disse Moraes.


O presidente, Leocir, chamou o torcedor para apoiar o Clube Esportivo nos próximos jogos, destacando que a pontuação foi zerada e que é preciso ganhar para seguir na competição. “O apelo é para que os torcedores, aqueles que nos acompanham, compareçam ao estádio, que venham ao Montanha torcer e incentivar a nossa equipe. Precisamos desta força extra que vem de fora do campo para que possamos passar de fase. Agora é ganhar ou ganhar, e os atletas sentem a energia positiva da torcida”, afirmou.


QUEM JOGOU


Clube Esportivo Bento Gonçalves – Copetti, Márcio, Cleiton, Tairone, André, Iury, Fabrício. Hippolito, David Batista (João Pedro), Talles Cunha (Caio Vieira) e João Felipe (Miqueias). Técnico: Carlos Moraes.


Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Brasil – Ronaldo, Murilo, Italo (Bruno), Andrion, Rodrigo (Wesley), Diego Hoffmann, Marco Antônio, Silas, Lagoa, Diego Torres (Iuri Patrick) e Andrei (Pedro). Técnico: Maurício Fernandes.

A RODADA


Esportivo (Bento Gonçalves) 0 X 0 Brasil (Farroupilha)

Gaúcho (Passo Fundo) 1 X 0 Tupi (Crissiumal)

VEC (Veranópolis) 2 X 1 Passo Fundo

Cruzeiro (Cachoeirinha) 0 X 2 Glória (Vacaria)


ARBITRAGEM


Arbitro: Cristiano Moreira da Silva com Maicon Stormowski, Diego Hennemann Hemmig e Gabriel Konzen.


CLASSIFICAÇÃO (CHAVE A - 14ª RODADA)


Posição PG J V E D SG

* 1º - VEC (Veranópolis) 28 14 9 1 4 8

* 2º - Glória (Vacaria) 23 14 6 5 3 9

* 3º - Passo Fundo 22 14 5 7 2 5

* 4º - Esportivo (Bento Gonçalves) 21 14 4 9 1 3

5º - Gaúcho (Passo Fundo) 20 14 5 5 4 2

6º - Brasil (Farroupilha) 11 14 2 5 7 -12

7º - Tupi (Crissiumal) 10 14 1 7 6 -5

** 8º - Cruzeiro (Cachoeirinha) 10 14 1 7 6 -10

* Classificados

** Rebaixado


CLASSIFICAÇÃO (CHAVE B - 14ª RODADA)


Posição PG J V E D SG

* 1º - Santa Cruz 26 14 7 5 2 10

* 2º - Pelotas 24 14 7 3 4 5

* 3º - Lajeadense (Lajeado) 23 14 6 5 3 5

* 4º - Avenida (Santa Cruz do Sul) 21 14 5 6 3 2

5º - Internacional (Santa Maria) 18 14 4 6 4 0

6º - São Gabriel 17 14 5 2 7 -3

7º - Guarani (Venâncio Aires) 11 14 3 2 9 -9

** 8º - São Paulo (Rio Grande) 11 14 2 5 7 -10

* Classificados

** Rebaixado


PRIMEIRA RODADA - QUARTAS DE FINAL (Datas a definir)


GRUPO C – EUCALIPTOS

Avenida (Santa Cruz do Sul) X VEC Veranópolis


GRUPO D – MONTANHA DOS VINHEDOS

Esportivo (Bento Gonçalves) X Santa Cruz


GRUPO E – ARENA ALVIAZUL

Lajeadense (Lajeado) X Glória (Vacaria)


GRUPO F – VERMELHÃO DA SERRA

Passo Fundo X Pelotas


SEGUNDA RODADA - QUARTAS DE FINAL (Datas a definir)


GRUPO C – ANTÔNIO DAVID FARINA

VEC (Veranópolis) X Avenida (Santa Cruz do Sul)


GRUPO D – PLÁTANOS

Santa Cruz X Esportivo (Bento Gonçalves)


GRUPO E - ALTOS DA GLÓRIA

Glória (Vacaria) X Lajeadense (Lajeado)


GRUPO F – BOCA DO LOBO

Pelotas X Passo Fundo