Esportivo empata com o Glória e fica a um ponto da fase de mata-mata

Atualizado: 10 de jun.

Último jogo do time de Bento na primeira fase do Campeonato Gaúcho 2022, Série A2, será no domingo, dia 12, contra o Brasil, de Farroupilha, no Montana dos Vinhedos

Clube Esportivo volta a encarar o Brasil, equipe contra a qual iniciou a disputa do Gauchão 2022, Divisão de Acesso, domingo, diante da sua torcida.

Foto: Enio Bianchetti


Uma das melhores partidas realizadas pelo Clube Esportivo Bento Gonçalves aconteceu na noite de quarta-feira, 8 de junho, contra o Grêmio Esportivo Glória, na cidade de Vacaria, penúltima rodada do Campeonato Gaúcho 2022, Série A2. Mesmo estando em vantagem no placar, em dois momentos, o time da casa não afrouxou a marcação no ataque ao alviazul, e o resultado foi um empate em quatro gols. O jogo foi bastante movimentado, com chances praticamente iguais para ambas as equipes, que se alternaram no domínio da bola.


O primeiro tempo teve dois gols, um de cada lado, e os outros dois aconteceram na etapa complementar. No Esportivo o destaque no ataque ficou com David Batista, que marcou duas vezes, além de João Felipe, incansável em todos os setores do campo. Com o resultado, Glória e Esportivo chegaram aos 20 pontos na tabela de classificação, terceiro e quarto colocados, respectivamente, com vantagem para o time de Vacaria que tem uma vitória a mais nesta primeira fase do campeonato. O Gaúcho, de Passo Fundo, na quinta colocação, está três pontos atrás depois da vitória por 1 x 0 na quinta-feira, dia 9, contra o Brasil, de Farroupilha.


O JOGO


Na primeira etapa o Glória teve sua primeira chance de gol logo aos 4 minutos de partida. O Esportivo deu o troco em seguida, com uma jogada pela direita e chute de Talles que cruzou toda pequena área do goleiro Samuel e saiu pela linha de fundo. Na cobrança de falta aos 6 minutos, Cris Magno colocou na pequena área de novo, e o time de Bento ganhou o primeiro escanteio do confronto. O próprio Cris Magno cobrou e ganhou novo escanteio, um ensaio de pressão do Esportivo contra os anfitriões. Aos 20 minutos a disputa é lá e cá, com os atacantes exigindo boas defesas dos goleiros Samuel e Copetti.


O placar, entretanto, só foi aberto aos 35 minutos. O atacante David Batista botou a bola, de cabeça, para os fundos das redes do Glória, depois que um chute de Cris Magno que bateu no poste direito da meta defendida por Samuel. A vantagem durou pouco tempo pois, aos 41 minutos, Bruno Vaz põe Copetti para trabalhar de novo. O time do Glória insistiu no ataque e, numa confusão na pequena área, a bola sobrou para Vacaria que não perdoou e empatou o jogo. O juiz, Fernando Bertin, mandou os 22 jogadores, para o vestiário, aos 46 minutos da partida.


SEGUNDO TEMPO


O técnico Ale Menezes fez duas alterações para o segundo tempo e os anfitriões voltaram pressionando os visitantes. Logo aos 3 minutos Igor se apresentou e exigiu uma grande defesa de Copetti, que estava bem posicionado. O primeiro ataque do Esportivo só se deu aos 11 minutos. João Felipe invadiu a defesa adversária e chutou forte, mas a bola saiu à direita do goleiro Samuel. Aos 18 minutos foi a vez do Glória atacar, sem perigo, e na sequência o Esportivo arrancou mais uma vez, firme, rumo à área do adversário, mas sem risco de gol.


O clube de Bento Gonçalves se posicionou em vantagem, novamente, aos 19 minutos da etapa final. Depois de João Felipe – sempre ele – conduzir até a entrada da grande área, levantou a bola em direção ao gol e o atacante David Batista, oportunista, outra vez usou a testa para furar o bloqueio de Samuel. Foi o segundo gol dele no jogo. Assim como no primeiro tempo, a superioridade do Esportivo no placar não passou de seis minutos. Wellington, que recém havia entrado em campo. Aproveitou um passe de Vitor e deixou tudo igual, em 2 a 2.


O placar se manteve até o final da partida, embora os dois times tivessem experimentado boas oportunidade de tornar o placar mais elástico. O alviazul de Bento Gonçalves ainda teve uma chance aos 44 minutos em uma cobrança de escanteio, e o Glória viveu situação semelhante aos 47, em uma cobrança de falta. O árbitro encerrou o confronto aos 51 minutos, depois de várias paralisações por faltas violentas cometidas principalmente sobre João Felipe, literalmente caçado em campo.


QUEM JOGOU


Clube Esportivo Bento Gonçalves – Copetti, Hippolito, Cleiton, Tairone, André, Iury, Fabrício. Magal (Caio), David Batista (Talles), Cris Magno (Jamerson) e João Felipe. Técnico: Carlos Moraes.


Grêmio Esportivo Glória – Samuel, Vitor, Igor, Xandão, Marcão, Tcharles (Francis), Bruno Vaz, Vacaria (Rafael), Germano, Biel (Luiz Carlos) e Paulista (Wellington). Técnico: Alê Menezes.


ARBITRAGEM


Árbitro: Fernando Luis Bertin, com Lucas Simiano do Nascimento, Alexandre Frozza e Rafael Rodrigues Machado


A RODADA


Passo Fundo 1 X 1 Cruzeiro (Cachoeirinha)

Glória (Vacaria) 2 X 2 Esportivo (Bento Gonçalves)

Tupi (Crissiumal) 1 X 0 VEC (Veranópolis)

Brasil (Farroupilha) X Gaúcho (Passo Fundo)


CLASSIFICAÇÃO (Chave A – 13ª rodada)


Posição PG J V E D SG

1º – VEC (Veranópolis) 25 13 8 1 4 5

2º – Passo Fundo 22 13 5 7 1 6

3º – Glória (Vacaria) 20 13 5 5 3 7

4º – Esportivo (Bento Gonçalves) 20 13 4 8 1 3

5º – Gaúcho (Passo Fundo) 14 12 3 5 4 0

6º – Brasil (Farroupilha) 10 12 2 4 6 -11

7º – Tupi (Crissiumal) 10 13 1 7 5 -4

8º – Cruzeiro (Cachoeirinha) 10 13 1 7 5 -8


CLASSIFICAÇÃO (Chave B – 13ª rodada)


Posição PG J V E D SG

1º – Santa Cruz 23 13 6 5 2 6

2º – Pelotas 21 12 6 3 3 4

3º – Lajeadense (Lajeado) 19 12 5 4 3 4

4º – São Gabriel 17 13 5 2 6 -1

5º – Avenida (Santa Cruz do Sul) 17 12 4 5 3 1

6º – Internacional (Santa Maria) 15 12 3 6 3 0

7º – Guarani (Venâncio Aires) 11 12 3 2 7 -4

8º – São Paulo (Rio Grande) 8 12 1 5 6 -10


PRÓXIMA RODADA (14ª - Chave A)

12/6 – Dom – 15h Esportivo (Bento Gonçalves) X Brasil (Farroupilha)

Montanha dos Vinhedos

12/6 – Dom – 15h Gaúcho (Passo Fundo) X Tupi (Crissiumal)

Arena BSBios

12/6 – Dom – 15h VEC (Veranópolis) X Passo Fundo

Antônio David Farina

12/6 – Dom – 15h Cruzeiro (Cachoeirinha) X Glória (Vacaria)

Arena Cruzeiro


O REGULAMENTO


- Na 2ª Fase do Campeonato Gaúcho 2022 – Série A2, ou “Quartas de Final”, os quatro primeiros colocados do Grupo A enfrentam os quatro melhores do Grupo B, em dois jogos de ida e volta.

- Os mandos de campo do segundo jogo da 2ª Fase serão do primeiro e do segundo colocados nos grupos A e B da 1ª Fase.

Ou seja:

GRUPO C - 1º Grupo A x 4º Grupo B

GRUPO D - 1º Grupo B x 4º Grupo A

GRUPO E - 2º Grupo A x 3º Grupo B

GRUPO F - 2º Grupo B x 3º Grupo A

- Os jogos de ida das “Quartas de Final” serão disputados no domingo, dia 19 de junho

- Os jogos de volta das “Quartas de Final” vão ser realizados no domingo, 26 de junho

- As fases “Semifinal” e “Final” também serão disputadas em dois jogos de ida e volta.

- O último jogo, que definirá campeão e vice do Gauchão de Acesso deste ano está marcada para o dia 24 de junho.