Clube Esportivo reforça investimentos na formação de atletas

Para fortalecer categorias de base, Alviazul aposta em projetos de lei de incentivo ao esporte, melhorias no processo de gestão e oferta de ampla infraestrutura


Por meio de projetos, clube distribuiu kits de materiais esportivos aos jovens em 2021 - Crédito Alessandro Manzoni/Exata Comunicação

O investimento nas categorias de base tem sido uma das principais bandeiras levantadas pelo Clube Esportivo Bento Gonçalves. Ao longo de seus mais de 102 anos de história, a revelação de promissores jogadores de futebol acompanha um objetivo traçado pela instituição – e potencializado pela atual gestão: despender esforços para fortalecer seu projeto de formação de atletas.


Esse compromisso, assumido pela direção no início do ano, tem sido um balizador do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Alviazul. "É notório, para todos que acompanham o trabalho realizado nos últimos anos, as melhorias e o constante investimento do clube na formação de base. Apesar dos desafios financeiros, atualmente estamos habilitados a receber recursos através de projetos de lei, o que possibilita tratar os futuros atletas de forma mais adequada e assertiva, fornecendo material esportivo e alimentação – itens fundamentais para o desempenho de atletas de alto rendimento", destaca o presidente do clube, Leocir Glowacki.


Além da estrutura do complexo esportivo Montanha dos Vinhedos compartilhada com o elenco profissional (que disputa a Divisão de Acesso do Gauchão 2022, Série A2), os jovens jogadores contam com vestiários recém reformados e a recente implementação de um software de gestão (Beatscode), que permite um melhor gerenciamento das atividades da base, ao proporcionar um planejamento a longo prazo, deixando um legado para as próximas gestões.


"A metodologia de trabalho está sendo desenvolvida dentro das melhores práticas de gestão e eficiência, otimizando os resultados estabelecidos. Para tanto, motivação, valorização e qualificação dos profissionais que irão desenvolver os fundamentos no dia a dia de trabalho são fatores preponderantes para nos consolidarmos, ainda mais, como um clube formador", acrescenta Glowacki.


Exemplo disso, é o vigente projeto 'Categoria Sub-19 do Clube Esportivo Bento Gonçalves', financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer e do Pró-Esporte RS, que objetiva ampliar as categorias de base do clube por meio da formação e desenvolvimento de atletas da categoria abaixo dos 19 anos, através de estrutura adequada, aulas teóricas, treinos, atividades de preparo físico, amistosos com times da região e fornecimento de subsídios para o desenvolvimento da excelência esportiva para que os atletas estejam aptos e possam disputar competições esportivas, cultivando valores como hábitos saudáveis, companheirismo, liderança, autoconfiança e comprometimento. Esse projeto vigora ao longo do corrente ano e tem o valor total na casa dos R$ 279 mil.


"Buscamos trabalhar de maneira coerente com a realidade do clube. Primeiro, é preciso estruturar internamente, que é o que estamos fazendo a partir desse projeto e de outras ações. Em seguida, a partir dessa estruturação sólida, damos os próximos passos, como a participação em mais competições, que são de extrema importância, mas ao passo que nosso planejamento possa acompanhar as expectativas desejadas, tanto pelos atletas quanto pela torcida", explica o Diretor das Categorias de Base do clube, Lívio Rizzi – que compartilha a coordenação com o Gerente Administrativo Mateus Mezzaroba.


Treinamentos da Escola de Futebol do Alviazul - Crédito Divulgação CEBG

Além da categoria Sub-19, o Esportivo conta com o Sub-15 e o Sub-17. O clube também tem a Escola de Futebol, dividida em 'Iniciação', para crianças de 5 a 10 anos (com treinos na AABB, no bairro Santa Rita), e 'Avançada', para jovens dos 9 aos 16 anos (com treinamentos no antigo Estádio da Montanha, na Av. Osvaldo Aranha).


Mais informações sobre dias dos treinos e inscrições podem ser obtidas no site www.clubeesportivo.com.br/escoladefutebol ou no telefone (54) 3452-2165.