top of page

Clube Esportivo anuncia Fabiano Daitx como treinador para a temporada 2024

Técnico foi apresentado pelo Alviazul na manhã desta quinta-feira (24) e chega para formar o elenco que buscará o acesso à primeira divisão do Gauchão na próxima temporada



A missão de recolocar o Clube Esportivo de Bento Gonçalves na elite do futebol gaúcho passará pelo trabalho de Fabiano Daitx. O treinador foi apresentado pelo Alviazul nesta quinta-feira (24), ao lado do presidente, Douglas Tedesco. Junto a ele, também chegam ao clube o auxiliar Gabriel Dutra e o preparador físico Lincoln Bender. A contratação do novo técnico visa a preparação para o Campeonato Gaúcho Série A2 2024, em um projeto que pretende possibilitar ao Esportivo um calendário cheio para o futebol profissional a partir da próxima temporada.


Daitx possui passagens por equipes como Avenida, Azuris-PR, Bagé, Glória, Guarani de Venâncio Aires, Novo Hamburgo, Pelotas e Ypiranga. Seu trabalho mais recente foi no São Luiz, de Ijuí, no Gauchão desse ano. “Estou muito feliz pela oportunidade de trabalhar em um clube de tamanha importância para o futebol gaúcho e com uma estrutura fantástica. O que mais me chamou a atenção para aceitar esse desafio foi o projeto do clube, pensando no futuro. A responsabilidade, a partir desse momento, é enorme”, enfatizou.


A ideia de planejar o futebol para ser disputado durante todo o ano permite uma consistência maior de trabalho, o que somou de forma positiva para a decisão de treinar o clube da Capital Brasileira do Vinho. “Não venho para fazer um time apenas para conquistar o acesso, mas por querer fazer parte de um projeto diferente, a longo prazo. Pela história que construiu, o Esportivo precisa pensar grande”, destacou.


Outro ponto bastante reforçado foi o aproveitamento das categorias de base também no futebol profissional. “Nossa ideia é colocar 11 jogadores da base no grupo profissional, e mais 22 contratados. O intuito é oportunizar aos jovens essa chance no elenco profissional. Ainda estamos traçando o perfil de jogadores que queremos, pois o projeto é de sequência, para fazer um time que consiga o acesso e tenha continuidade para se manter na série A e buscar uma vaga nacional. Nesse sentido, a valorização da base é essencial. Os clubes precisam ter vida o ano inteiro”, ressaltou.


O treinador de 48 anos já conquistou a Série A2 do Gauchão em 2019 e a Copa da FGF no ano anterior – ambas competições que serão disputadas pelo Clube Esportivo em 2024. Nesse ano, durante sua passagem pelo São Luiz, também chegou a eliminar o Juventude na primeira fase da Copa do Brasil – outra competição no radar do Esportivo nas próximas temporadas.


Texto e fotos: Alessandro Manzoni, Exata Comunicação

bottom of page