Esportivo estreia na Divisão de Acesso neste domingo - 13/02/2019

Partida contra o Ypiranga dá pontapé inicial para competição que pode levar alviazul à elite do futebol gaúcho em 2020

A estreia alviazul rumo ao tão sonhado retorno à elite do futebol gaúcho se aproxima. O Clube Esportivo inicia a disputa da Divisão de Acesso 2019 no próximo domingo, dia 17, às 17, no Estádio Montanha dos Vinhedos, diante do Ypiranga de Erechim.

Otimismo e confiança predominam nos bastidores do time, sustentados pelos resultados construídos ao longo da agenda de trabalhos da pré-temporada: um mês e meio de preparação, desde três de janeiro. “Tudo transcorreu bem. Conseguimos trabalhar a equipe de uma forma geral e tivemos uma boa amostragem dos atletas em jogos-treino. Do ponto de vista técnico tático, sem dúvidas ainda iremos evoluir ao longo da competição”, pondera o técnico Carlos Moraes.

Durante o período de treinamentos, cinco partidas foram realizadas com vistas ao melhor condicionamento e entrosamento da equipe. A última delas ocorreu no sábado (09), diante do Guarani de Venâncio Aires, com um empate sem gols. Além desse amistoso, outros quatro jogos serviram como teste para o time comandado pelo técnico Carlos Moraes - 3 a 0 contra o São Paulo do Borgo; 4 a 1 diante do Peñarol de Caxias do Sul; 0 a 0 com o Caxias; e a derrota por 1 a 0 para o Lajeadense.

Equilíbrio entre os adversários

Agora, o foco do Esportivo é se preparar para encarar os três primeiros adversários do calendário de jogos. “Entendo que o equilíbrio e a forma competitiva das equipes que disputam a Divisão de Acesso vão ser fatores marcantes na competição. Enfrentaremos cada uma delas com respeito, organização e equilíbrio nas ações do jogo”, explica.

Para a partida contra o Ypiranga, a postura a ser adotada é de cautela. “A estreia sempre é um jogo diferente, onde as equipes normalmente não se expõem muito. A tendência é que seja uma partida de poucas oportunidades de gol, na qual os times irão buscar o erro do adversário”, considera.

Os ingressos serão comercializados no dia da partida com valores que variam de R$ 10,00 (meia-entrada) e R$ 20,00 (arquibancada e visitantes) até R$ 50,00, para o setor de cadeiras. O estacionamento para não-sócios custará R$10,00. No domingo também haverá venda dos uniformes oficiais do clube para a temporada 2019.

Centenário como fator motivacional

Um grande motivo impulsiona o clube a depositar ainda mais forças na disputa pelo acesso à elite do futebol gaúcho: em 2019 o Esportivo comemora um século de histórias e conquistas. Por isso, nada melhor do que presentear o torcedor alviazul atingindo o objetivo da temporada. “Sabemos que a Divisão de Acesso é uma competição que conta com equipes muito qualificadas, mas também estamos cientes do potencial do nosso grupo de jogadores, comissão técnica e diretoria. Unidos, podemos tornar o sonho do acesso realidade e, assim, comemorarmos nosso centenário na elite do futebol gaúcho”, destaca o presidente do clube, Anderson Zanella. C

Entenda a fórmula de disputa da Divisão de Acesso 2019

Os times que pleiteiam uma das duas vagas para a elite do futebol gaúcho precisam somar esforços para alcançar esse objetivo. Na primeira fase da competição, são duas chaves de oito equipes cada. Em turno e returno, todas se enfrentam dentro do grupo. As quatro melhores colocadas de cada lado avançam para as quartas de final. O primeiro colocado de um grupo enfrenta o quarto do outro, enquanto o segundo encara o terceiro. Quem chegar a final garante acesso ao Campeonato Gaúcho 2020.

Retrospecto alviazul na competição

Desde a última vez que foi rebaixado para a segunda divisão do futebol estadual, em 2014, o Esportivo vem batendo na trave quando o assunto é o acesso. O recente retrospecto alviazul na competição é estável – mas não o suficiente para conquistar a meta desejada. Em 2015, a equipe bento-gonçalvense caiu logo na primeira fase – ficando a um ponto da zona de degola. No ano seguinte, o ponto foi o faltante. O tropeço aconteceu na segunda fase, quando ficou fora do quadrangular final. Em 2017 e 2018, a queda se deu nas quartas de final – para Avenida e Pelotas, respectivamente. A última participação bem sucedida na disputa pelo acesso foi em 2012, quando o alviazul liderou sua chave em todas as fases – primeira, segunda e quadrangular final – e sagrou-se campeão da competição pela terceira vez.

Serviço:

O quê: Esportivo x Ypiranga de Erechim