IMPRENSA

Esportivo aposta na formação de jovens por meio das categorias de base - 05/06/2018

Objetivo do clube é ir além da simples formação profissional, contribuindo para o desenvolvimento pessoal dos jovens. No total, são 180 crianças e adolescentes atuando nas categorias de base


 


A medida da atuação de um clube vai muito além de seu desempenho dentro das quatro linhas do gramado – e está relacionada, também, à responsabilidade social que ele exercita junto à comunidade onde está inserido. O Esportivo, de Bento Gonçalves, entende bem esse compromisso: acredita e trabalha de forma contínua no desafio de formar cidadãos por meio do esporte. Exemplo disso são os projetos desenvolvidos com as categorias de base.


Muito mais do que celeiro de jogadores para a equipe profissional, a iniciativa contribui de forma prática com a promoção do bem-estar social, integrando jovens talentos e mostrando-lhes que há alternativas para quem almeja um futuro promissor. A base do Clube Esportivo é, atualmente, referência em Bento Gonçalves e região. Ali estão concentradas150 crianças de 6 a 15 anos, que frequentam a escola do clube, e 30 jovens na categoria sub 17.


Além de incentivar o talento futebolístico da garotada, o trabalho visa a formação de cidadãos íntegros e preparados para o convívio social. “Essa iniciativa logo começou a ser mais do que apenas futebol. O projeto entrou na vida desses meninos como uma oportunidade de adquirem senso de organização, de responsabilidade, de respeito e de comprometimento com algo maior. Em muitos casos, está ligado à esperança de que existem, sim, outros caminhos a seguir”, diz o presidente do clube, Anderson Zanella.


 


Como funcionam as categorias e suas rotinas


Quem pretende fazer parte das categorias de base do Esportivo precisa de disposição para encarar uma rotina regrada de treinamentos. Ao ingressar no projeto, os jovens são organizados conforme a idade em divisões que são do Sub 6 ao Sub 17. Logo passam a cumprir uma agenda de compromissos no clube, com treinos pelo menos duas vezes por semana, no Estádio da Montanha (na Av. Osvaldo Aranha). São cerca de cinco horas de atividade que ocorrem sempre no turno oposto ao das aulas – estar estudando é requisito indispensável para integrar o grupo. Essa regra contribui para estimular o desenvolvimento dos atletas na escola.


Os jogadores mirins têm uma agenda que valoriza o cumprimento de obrigações e responsabilidades, ajudando-os a se transformarem em cidadãos mais disciplinados. Uma das recompensas por esse esforço vem com a participação em competições locais e estaduais. Durante essas atividades, o clube oferece aos atletas subsídio em alimentação e transporte. Atualmente, as categorias sub 10, sub 11, sub 12, sub 13, sub 14 e sub 15 disputam o “Estadual Inovação de Futebol”. Já o “Campeonato SESC de Futebol de Base” tem a participação das categorias sub 14 e sub 16.


 


De olho no futuro


Quando chegam ao sub 17, os atletas são avaliados e capacitados para o ingresso em uma possível carreira profissional. Por isso, os nascidos nos anos de 2001 e 2002 têm treinamentos diários no turno da tarde, das 13h30 às 16h30. Essa categoria, atualmente, disputa o campeonato estadual de juvenil A, da Federação Gaúcha de Futebol. Para eles, há também o auxílio de hospedagem e alimentação. Hoje, são cerca de 15 adolescentes que residem no alojamento alviazul – alguns deles vindos de outras cidades em busca de oportunidades no clube bento-gonçalvense.


 


O ingresso no clube


Os jovens interessados em participar da escolinha devem fazer a matrícula na secretaria do clube, acompanhados de pais ou responsáveis. O período da chamada “peneira”, onde são feitas seleções mais amplas para a categoria sub 17, é no início do mês de fevereiro de cada ano. Há uma série de documentos necessários para a inscrição, como atestado médico e de escolaridade, além do pagamento de uma taxa de inscrição e de mensalidade. Mais informações podem ser obtidas com o coordenador geral das categorias de base, Acácio Eggres, pelo e-mail acacio.eggres@hotmail.com ou pelo fone (54) 3452-2165.

 

 

Apoiadores:

 

Patrocinadores:

 

 

 

Home Clube Futebol Imprensa Associe-se Galeria Contato
  História
Títulos
Diretoria
Conselho Deliberativo
Patrono
Ex Presidentes
Estatuto
Planejamento Estratégico
Profissional
Cat. de base
  Planos
Convênios
Apoio
 
Av. Julieta Sassi Dreher, 303
Bento Gonçalves - RS - Brasil
contato@clubeesportivo.com.br
54 3452.2165
Copyright © 2010 Clube Esportivo Bento Gonçalves.
Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por FM Comunicação