Dia dos Pais alviazul - 08/08/2018

Nelcy, Nei e Lorenzo Vignatti

Histórias de incentivo de pais aos seus filhos atletas permeiam as categorias de base do Esportivo. Escolha pelo clube é demonstração de confiança no trabalho realizado

Muito mais do que apenas futebol: esse esporte de paixão nacional é capaz de comover e atravessar gerações. Romper barreiras do tempo e possibilitar a partilha do mesmo sentimento entre avô, filho e neto, por exemplo. Esse é o caso da família Vignatti. Torcedores assíduos do Clube Esportivo de Bento Gonçalves, o patriarca Nelcy Luís Vignatti, de 80 anos, seu filho Nei, de 49, e o neto Lorenzo, com 14, possuem histórias com alviazul oriundas de diferentes épocas, mas que se cruzam com o tempo.

Nelcy é torcedor do clube desde a sua juventude, quando assistia aos jogos da equipe no antigo estádio da Montanha. Porém, por residir em Santa Tereza, localidade vizinha à Bento Gonçalves, o deslocamento para as partidas se tornava menos frequente. Lá no pequeno munícipio, foi vice-presidente do clube, o que evidencia ainda mais o vínculo com o futebol. Já Nei Vignatti – que fez parte do juvenil do Esportivo durante um ano e meio, hoje é jornalista e faz a cobertura do clube nas competições oficiais. Nei também foi sócio do clube. Acompanha o alviazul desde os 17 anos, ou seja, há mais de três décadas.

Lorenzo, por sua vez, além da base, é torcedor – quando criança entrava em campo com os jogadores. Está nas categorias desde os seis anos. Seu pai conta que optou pelo Esportivo pela proximidade do clube, por ser torcedor. “É o time profissional da cidade, com uma estrutura muito boa de categorias, por ser um time do interior”, comenta.  Segundo ele, o filho quer fazer carreira no clube. “É uma oportunidade de formar cidadãos melhores, ir além das quatro linhas”, aponta.

Exemplos que inspiram

Outro exemplo de incentivo de pais aos filhos atletas é de Roberto Ostrzyzeck e do filho Vitório Augusto Poletto Ostrzyzeck. Vitório está há dois anos na escolinha do Esportivo, mas joga futebol desde os sete anos - sendo dois na base do Juventude, de Caxias do Sul. Diferentemente do filho, Roberto não é natural de Bento Gonçalves, mas jogou no alviazul nos anos 90. “Tenho um carinho especial pelo Esportivo. Um dos motivos pelos quais inscrevi o Vitório no clube é pelo projeto de reestruturação das categorias. Todo o trabalho que está sendo feito é excelente e, daqui uns anos, poderá colher ótimos frutos”, relata.

Roberto conta que, para o clube crescer, depende, além da diretoria, da dedicação dos jovens, o que sempre enfatiza ao filho. Com isso, o apoio dos pais também cumpre papel determinante, tanto para os jovens quanto para o próprio clube. “Um time forte depende da base. E quando os pais vão assistir aos jogos das categorias podem se engajar e também assistir aos jogos dos profissionais”, lembra. Para ele, a união dos pais pode render bons frutos para todos, pois tem muitos que jogaram no Esportivo e que possuem um vínculo até mesmo sentimental com a equipe.

Como pai, a satisfação é imensurável. “É uma sensação que todo o pai gostaria de ter. Fui atleta do clube e ver meu filho jogando é muito bom, vendo a pessoa que está se tornando, pelo o que o futebol e o Esportivo proporcionam. Sempre que posso acompanho e apoio”, relata.

Experiência internacional

Em comum, os dois jovens jogadores do clube já tem experiência futebolística no exterior. Em um torneio organizado por uma instituição da Espanha em parceria com a agência Planeta Bola, de Curitiba, o time do Cruzeiro, de Porto Alegre, convidou alguns atletas da base do Esportivo para compor o time que disputou a competição – com diversas equipes do mundo.  Isso abriu portas para uma maior visibilidade da base alviazul. Os jovens atletas concordam que a experiência foi excelente, tanto futebolística quanto cultural. E os pais, bem, ficam orgulhosos pela formação e pela oportunidade que seus filhos receberam e, certamente, continuarão colhendo ao longo da vida.