Após partida em casa, Esportivo busca manter liderança na última rodada - 07/04/2019

Esportivo enfrentou o São Borja neste domingo (07), em jogo válido pela penúltima rodada da fase de grupos da Divisão de Acesso - Crédito Enio Bianchetti

Mesmo com derrota para o São Borja, alviazul enfrenta o Ypiranga, no próximo domingo, dependendo apenas de si para avançar de fase na primeira colocação no grupo B

Atípico: assim foi o resultado da partida entre Esportivo e São Borja, neste domingo (07), no Montanha dos Vinhedos. No primeiro revés dentro de casa na Divisão de Acesso 2019, o alviazul tropeçou e viu a equipe da fronteira gaúcha conquistar uma virada histórica. Após abrir 2 a 0 no placar, a equipe bento-gonçalvense permitiu o empate e a consequente derrota por 3 a 2. Apesar do resultado negativo, o clube se mantém na liderança do grupo B e depende de suas próprias forças para encerrar a fase classificatória na mesma posição.

No início da primeira etapa, a partida se desenhava como mais um jogo de domínio mandante – assim como ocorreu durante toda a competição. Para manter a invencibilidade diante de seu torcedor, o Esportivo abriu o marcador logo no início, aos 10 minutos, com Athos, após chute de fora da área. O camisa 9 Zulu ainda ampliou o placar aos 29, em mais uma infiltração na área adversária. Porém, a partir dos 32, a trajetória do confronto começou a mudar: Gil descontou para o São Borja e, ainda no tempo inicial, Linik deixou tudo igual aos 41. Apesar das constantes investidas alviazuis no ataque, quem se deu bem foram os visitantes que, em cobrança de pênalti, decretaram a vitória aos 27 do segundo tempo, com Eto'o. A partida ainda teve a expulsão do goleiro Jonatas, que foi substituído na meta pelo lateral Vinícius Bovi – devido às três alterações já efetuadas pelo técnico Carlos Moraes.

Com direito a estreia de alguns atletas contratados ao longo da semana, o Esportivo entrou em campo com: Jonatas; Vinícius Bovi, Douglão, Tiago Cortes e Xaro; Nunes, Robert e Athos (Vinícius Santos); Toni Júnior (Diogo), Vinícius Martins (Gustavo Xuxa) e Zulu. Ainda líder de seu grupo e mantendo o melhor desempenho de toda a competição, o clube fica com os mesmos 24 pontos. Na sequência, aparece o Glória, que aumentou sua pontuação para 23. Por isso, o alviazul pode consolidar o topo da chave de acordo com seu resultado ou, ainda, com um tropeço do time de Vacaria. Completam o G-4 Ypiranga, com 19, e Igrejinha, com 18.

Apesar da boa fase na competição, o revés causou cobrança da torcida, mas a confiança no potencial do elenco prevalece. “Temos que pedir desculpas ao torcedor pela derrota. Nunca entramos em campo com a ideia de as coisas não darem certo, por isso entendemos o torcedor que fica chateado, assim como nós. Acredito que a derrota passou por várias situações, como a baixa de jogadores e o mérito do adversário, mas ainda nos mantemos na liderança e vamos buscar a manutenção dela no próximo jogo”, destaca Moraes.

Na última rodada da primeira fase do Acesso, o Esportivo viaja até Erechim para enfrentar o Ypiranga, no próximo domingo (14), às 16h, no Colosso da Lagoa – mesmo adversário da estreia no campeonato, quando o time goleou por 3 a 0. Após essa partida, o clube aguardará o desfecho dos demais resultados e conhecerá o adversário nas quartas de final – que deve ter início na semana seguinte.

Serviço do próximo jogo:

O quê: Ypiranga x Esportivo, pela 14ª rodada da Divisão de Acesso