A um passo do centenário alviazul: a consolidação de uma história vitoriosa - 25/10/2018

Personagens e conquistas perpassam os 99 anos de existência do Clube Esportivo. A paixão pelo time fortalece e mantém viva as esperanças de um futuro ainda mais promissor

Quantos títulos um clube precisa para preencher a sala de troféus? Qual é a quantidade de sócios ideal para considerá-lo grande? Como tem que ser a estrutura da instituição para determinar o sucesso de uma equipe? As variantes e os números utilizados, por muitos, para determinar o tamanho de um clube esbarra em um fator essencial: as histórias inspiradoras que permeiam a trajetória de uma organização. 99 anos se passaram e o Clube Esportivo de Bento Gonçalves pode se orgulhar de estar próximo do centenário com uma história recheada de personagens emblemáticos e de importantes conquistas.

Desde o longínquo 28 de agosto de 1919, o Esportivo traça seu caminho movido pela paixão futebolística. As inúmeras diretorias que já comandaram o clube, dentro de suas possibilidades, foram construindo relações e colecionando títulos, como os campeonatos do Interior e da Segunda Divisão Gaúcha, sem contar as diversas copas disputadas. E como palco dessa história, os Estádios da Montanha - o antigo e o novo. Inaugurado em 2004, o atual campo alviazul é considerado uma das estruturas mais completas do interior do Estado – e mesmo assim o clube já tem assinalados projetos paralelos para reformas estruturais no complexo.

Outro fator que se torna primordial para a construção da história é a aposta nas categorias de bases. O compromisso do Esportivo está na continuidade das atividades de sua escolinha - que atualmente atende 200 jovens – e já revelou atletas que hoje atuam em clubes de diversos países. A intenção da diretoria é buscar leis de incentivo e recursos que permitam ampliar a oferta, se possível de forma gratuita. Dessa forma, o clube consolida a trajetória e mantém o olhar aos desafios que o futuro reserva. “Cada vez mais iremos investir, fortalecer e incentivar as categorias, para que não só melhoremos, mas também possamos ampliá-las para outros municípios da região”, enfatiza o presidente do clube, Anderson Zanella.

Rumo aos 100 anos com desafios

A história de um clube como o Esportivo foi construída graças a união de muitas mãos.          99 anos de dedicação e responsabilidade em prol de uma bandeira que une a comunidade bento-gonçalvense. Por isso, com a proximidade de um marco tão importante, nada melhor do que sonhar alto para o centenário. Para Zanella, o desafio mais importante é dar sequência a estabilidade financeira do clube, para que o possa continuar na sua crescente positiva. “Dentro dessa responsabilidade econômica, também é grande o desafio de montar uma equipe aguerrida para a divisão de acesso de 2019 e, assim, galgarmos o acesso a elite”, reforça.

Outros desafios se apresentam, mas requerem mais tempo, como a disputa de uma série D nacional ou a concretização de ações que já estejam em andamento, a exemplo da qualificação das categorias e a construção dos campos suplementares.

Paixão que move gerações e fortalece o Esportivo

Dentre tantos exemplos de dedicação e fanatismo pelo alviazul, está o caso da família Oselame – que compartilha essa paixão passada de geração em geração. O patriarca Jandir Antônio Oselame, nascido em 12 de agosto de 1939, é um dos mais antigos sócios do clube em atividade: são cerca de 50 anos, entre o antigo e o novo estádio. E a cadeira de número 37, no atual campo alviazul, fica preenchida por Jandir em dias de jogos desde que o estádio foi inaugurado. “A nossa paixão é o futebol, eu nunca deixei de acompanhar no meu lugarzinho bem no centro do gramado”, comenta.

Com a herança recebida do pai, Luis Antonio Oselame, de 49 anos, não só se contentou em ser um torcedor do clube, mas também em contribuir na construção de uma brilhante história quase centenária. “Quando mais jovem, eu brincava que gostaria de ser presidente do clube e o pessoal até estranhava por não querer ser jogador. Até que eu dia cheguei lá”, relata. O comando durou quatro anos – entre 2012 e 2015 - e foi coroado pelo acesso à primeira divisão do campeonato gaúcho. “Desde os dois anos de idade eu ia no Montanha velho, levado pelo meu avô. Sou daqueles alviazuis de ter até ter escova azul e branca. Prezo por valorizar o que é nosso”, enfatiza.

E como não poderia ser diferente, os filhos de Luis, Leonardo, de 16 anos, e Eduardo, de 10, foram contagiados pelo sentimento familiar. Os dois se tornaram jovens torcedores e celebram a conquista do pai em ser presidente e o legado deixado para eles. O que fica de lição é que o sucesso independe de vitórias. “Quando a gente vai assistir aos jogos ele me ensina que no final todo mundo ganha”, conta o filho mais novo. Luis conta que nunca levava os problemas da presidência para casa. “Sou um torcedor de alambrado e os meus filhos receberam essa paixão no automático, pelo exemplo”, reitera.

Além de tudo que compartilham, em comum também é presente um sonho, que esperam ser realizado no ano do centenário: subir para a divisão principal do campeonato gaúcho e engrandecer ainda mais o ciclo secular que está próximo da renovação.