Clube Esportivo agenda testes para a Covid-19 com vistas ao retorno dos treinamentos

       Procedimento faz parte do protocolo de retomada das atividades presenciais para o grupo de atletas e membros da comissão técnica 

 

Com o possível retorno do Campeonato Gaúcho 2020 previsto para a segunda quinzena do mês de julho, o Clube Esportivo Bento Gonçalves prepara o grupo de jogadores e a comissão técnica para a retomada dos treinos presenciais. Após passar pelo processo de sanitização na terça-feira, dia 23 de junho, o estádio Montanha dos Vinhedos receberá o grupo alviazul entre segunda e terça-feira desta semana para a realização dos testes que verifica a contaminação, ou não, pelo novo coronavírus.

A etapa de testagem faz parte do protocolo de retorno às atividades previsto pela Federação Gaúcha de Futebol e exigida à todos os clubes participantes da competição. Os treinamentos somente retornarão após a entrega dos resultados por parte do laboratório responsável pelos exames – o que deve ocorrer entre quarta e quinta-feira. No total, são 26 jogadores e cinco membros da comissão técnica que passarão pelos testes – além dos funcionários que atuam no sistema de revezamento de turnos.

A partir disso, os atletas e membros da comissão considerados aptos para o retorno iniciam os trabalhos no complexo esportivo. Para tal, o Departamento Médico do clube elaborou um protocolo que será entregue ao grupo para garantir a segurança no reinício das atividades. No documento, escrito em consonância com as orientações repassadas pela FGF, são detalhadas as recomendações que devem ser seguidas do pré ao pós-treino – como a divisão dos atletas em grupos, a constante higienização dos acessórios e aparelhos utilizados e a medição da temperatura corporal dos atletas. As medidas também estão alinhadas com o Modelo de Distanciamento Controlado proposto pelo Governo do RS, que permite a realização de treinos independentemente da cor da bandeira – devendo respeitar as especificidades de cada classificação.

 

O retorno do Gauchão 2020

 Após mais de três meses desde a paralisação do Campeonato Gaúcho 2020, no dia 15 de março, a Federação Gaúcha de Futebol está articulando, junto ao Governo do Estado, um criterioso protocolo de retorno da competição. A data-base sugerida para a volta é 19 de julho. De acordo com o documento apresentado, medidas de contingenciamento dos profissionais envolvidos nas partidas e diretrizes operacionais básicas deverão ser cumpridas. Entre os apontamentos, estão a redução do número de sedes da competição (com o Montanha dos Vinhedos entre elas), a testagem de todos os envolvidos e recomendações que vão desde a chegada ao estádio até as entrevistas coletivas pós-jogo. 

Restam ainda três partidas pela fase de grupos e os confrontos eliminatórios para o encerramento do Gauchão 2020. O calendário alviazul prevê os confrontos contra Ypiranga, Internacional e Juventude até o final da fase de grupos. No momento, o Esportivo é terceiro colocado do grupo B, com seis pontos, e o quarto na classificação geral, com 14 – que garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro 2021 e na Copa do Brasil do próximo ano.