Esportivo apresenta elenco e inicia preparação para o Gauchão 2020

Após um intervalo de cinco anos, o Clube Esportivo Bento Gonçalves revive a expectativa de iniciar uma pré-temporada focada na disputa da principal competição de futebol do Estado. Na manhã de quinta-feira (21), ocorreu a apresentação do plantel e da comissão técnica que terão a missão de conduzir o alviazul na série A do Campeonato Gaúcho em 2020.

O Esportivo já conta com 23 atletas e cinco membros da comissão confirmados para a temporada – com perspectiva de novas contratações até o final do ano, especialmente com o encerramento de competições que ocorrem no segundo semestre. São quatro goleiros (Jonatas Cunegatto, Renan Brito Soares Tiago Wiest e Bruno), quatro zagueiros (Cleiton da Silva, Gullithi, Luis Eduardo e Alex Moraes), quatro laterais (Igor Dias, Rômulo da Silva, Vinicius Bovi e Xaro), seis meio-campistas (Lucas Hulk, Robert Ribeiro, Diogo Barcellos, Washington, Juninho Tardelli e Nathan) e cinco atacantes (Marcão, Flávio Torres, Gustavo Sapeka, Tony Júnior e Emerson).

A composição do elenco levou em conta fatores como a alta competitividade do Gauchão e a exigência de peças de reposição ao longo do campeonato. “O grupo ainda não está completo neste início de pré-temporada, pois vamos deixar algumas posições em aberto para seguirmos acompanhando o mercado”, pontua o treinador Carlos Moraes. O técnico terá ao seu lado Gustavo Corrêa, na preparação física; Everson Aguiar e Márcio Ebert, como auxiliares técnicos; e Diego Quadros, na preparação de goleiros.

Esse grupo inicia uma agenda de treinamentos intensos ao longo dos próximos 60 dias, na medida adequada para que haja uma rápida adaptação ao formato da competição. “Trabalharemos de forma integrada, aliando, desde o início, os componentes físicos, técnicos e táticos. O importante, até o início do Gauchão, é transformar o elenco em uma equipe competitiva e que possa alcançar os objetivos traçados pelo clube”, considera Moraes.

Em campo, o técnico planeja atuar priorizando o equilíbrio entre os setores do time. “Sou adepto a uma equipe que consiga ter qualidade e seja forte e compacta na defesa, fazendo transições rápidas e tendo um bom volume ofensivo – além, é claro, de muita competitividade”, adianta. A comissão iniciará o período preparatório com avaliações médicas e físicas. Na sequência, começa o trabalho dentro de campo. Estão previstos de cinco a sete amistosos durante a pré-temporada alviazul.

 

Diretoria aposta na manutenção do trabalho

Após a conquista do acesso, principal objetivo da última temporada, a diretoria alviazul manteve a aposta no trabalho de continuidade da comissão técnica e parte do elenco. “Buscamos o equilíbrio entre as renovações e as novas contratações, para que o perfil do grupo fosse ao encontro do que o Campeonato Gaúcho exige: alta competitividade e concentração em todas as partidas. Por isso, nós, diretoria e comissão técnica, avaliamos criteriosamente cada atleta para termos assertividade na escolha”, comenta o Vice-Presidente de Futebol, Guilherme Salton.

 

Novo formato de disputa

O Campeonato Gaúcho 2020 apresentará nova fórmula de disputa, divulgada pela Federação Gaúcha de Futebol no início do mês. O início da competição está previsto para o dia 22 de janeiro. As 12 equipes foram divididas em dois grupos, A e B, que vão se enfrentar dentro e fora das chaves. No primeiro turno, os times se enfrentam dentro de seus grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as semifinais e finais, em jogo único. No segundo turno, as equipes do Grupo A enfrentam as do Grupo B, novamente com semifinais e finais. Os dois campeões de cada turno fazem a grande final do Gauchão, em jogos de ida e volta – caso um time conquiste os dois turnos, será declarado campeão. Já os dois últimos colocados na classificação geral do campeonato são rebaixados para a Divisão de Acesso em 2021.

O Esportivo pertence ao Grupo B, ao lado de Grêmio, Aimoré, Brasil-Pel, Caxias e São José. O Grupo A, por sua vez, é composto por Internacional, Juventude, Novo Hamburgo, Pelotas, São Luiz e Ypiranga. A estreia alviazul será diante do São José, em Porto Alegre. Na sequência, o clube recebe o Aimoré, no Montanha dos Vinhedos, viaja para enfrentar Brasil-Pel e Grêmio e encerra o primeiro turno com o Clássico da Polenta, contra o Caxias, em Bento Gonçalves.

 

Ficha técnica do plantel do Esportivo para a temporada 2020:

 

Goleiros

- Jonatas Cunegatto: 38 anos; natural de Santo Ângelo-RS; 1,88m de altura; 83 kg. Acumula passagens por Grêmio, Pelotas, São Luiz e Juventude.

- Renan Brito Soares: 34 anos; natural de Viamão-RS; 1,87m de altura; 87 kg. Acumula passagens por Internacional/RS, Valencia, da Espanha, Goiás, Ceará e Clube São Bento.

- Tiago Kuhn Wiest: 21 anos; natural de Novo Hamburgo. Acumula passagens por Grêmio e Bagé.

- Bruno Quadros: 17 anos. Oriundo das categorias de base do Clube Esportivo.

 

Zagueiros

- Cleiton Sulzbacher da Silva: 38 anos; natural de Porto Alegre; 1,87 m de altura; 76 kg. Passagens por clubes como Internacional, Chapecoense, Coritiba, São Caetano e Paraná.

- Rudigullithi da Silva Henrique (Gullithi): 26 anos; natural do Rio de Janeiro; 1,93 m de altura; 93 kg. Passagens por Aimoré, São Paulo de Rio Grande, América de Natal e Arouca, de Portugal.

- Luis Eduardo Gomes Pinto: 31 anos; natural de Arapiraca-AL; 1,86 m de altura; 78 kg. Passagens por Luverdense, Salgueiro, Macaé, Cuiabá e Asa.

- Alex Moraes Gomes: 31 anos; natural de Barão de Cocais-MG; 1,95 m de altura; 97 kg. Passagens por Negri Sembilan (Malásia), Remo, Brusque, Madureira e Caxias.

 

Laterais

- Igor Bosel Dias: Lateral-direito; 27 anos; natural de Pelotas; 1,85 m de altura; 86 kg. Possui passagens por Farroupilha, Pelotas, Oeste, de São Paulo, Lajeadense, Veranópolis, Londrina, Caxias e Concórdia.

- Rômulo Rafael da Silva: Lateral-esquerdo; 26 anos, natural de São Paulo; 1,76 m de altura; 70 kg. Possui passagens por Rio Branco de São Paulo, Criciúma, Portuguesa, Itumbiara de Goiás, Uberaba, Desportivo Capiatá, Sampaio Correa e Pelotas.

- Vinícius Bovi: Lateral-direito; 37 anos; natural de Limeira; 1,80 m de altura; 73 kg. Acumula passagens por XV de Piracicaba, Mogi Mirim, Avaí e Veranópolis.

- Everton Cordova Correa (Xaro): Lateral-esquerdo; 32 anos; natural de Ijuí; 1,77 m de altura; 70 kg. Passagens por Pelotas, Chapecoense, Brasil de Pelotas, Passo Fundo e Novo Hamburgo.

 

Meio-campistas

- Lucas Hulk: 26 anos. Natural de Contagem – MG. 1,80 m de altura e 83 kg. Já passou por times como Villa Nova, Ipatinga, Boa Esporte, Moto Club e Sampaio Corrêa.

- Robert Willian Ribeiro: 27 anos; natural de Vitória-ES; 1,82 m de altura; 78 kg. Passagens por Guarani, Hercílio Luz e experiências internacionais em times italianos, albaneses e indianos.

- Diogo Barcellos: 34 anos; natural de Porto Alegre; 1,72 m de altura; 68 kg. Passagens por Internacional, Ipatinga, Bragantino, Sport, Aimoré, Caxias e Guangzhou Evergrande, da China.

- Cezar Washington Alves Portela: 33 anos; natural de Recife-PE; 1,83 m de altura; 82 kg. Passagens por Nagoya Grampus (Jap), São José e Brasil de Pelotas.

- Juninho Tardelli: 36 anos; natural de Santa Bárbara d\\\\\\\'Oeste-SP; 1,72 m de altura; 70 kg. Passagens por Almirante Barroso, Luverdense e Marcílio Dias.

- Nathan: 17 anos. Oriundo das categorias de base do Clube Esportivo.

 

Atacantes

- Flavio Torres Ribeiro: 32 anos. Natural de Lavras – MG, 1,86 m de altura e 86 kg. Acumula passagens por clubes como Luverdense, Villa Nova, Lajeadense, São José, Novo Hamburgo e Avenida.

- Gustavo Gonçalves Castro (Gustavo Sapeka): 27 anos. 1,72 m de altura e 65 kg. Passagens por Bagé, São Gabriel e Rio Claro.

- Marcos Assis de Santana (Marcão): 34 anos; natural de Camaçari-BA; 1,90 m de altura; 83 kg. Tem passagens por Ipatinga, Atlético Goianiense, Figueirense, Goiás, Atlhetico Paranaense, Botafogo de São Paulo, Paysandu, CRB, Guarani, São Luiz e Remo.

- Antônio Marcos de Oliveira Junior (Tony Júnior): 25 anos; natural de São Paulo; 1,75 m de altura; 68 kg. Passagens por Maringá, Sileks FC e Brasiliense.

- Emerson: 17 anos. Oriundo das categorias de base do Clube Esportivo.

 

Comissão técnica

- Técnico: Carlos Moraes

- Preparador físico: Gustavo Corrêa

- Auxiliar técnico: Everson Aguiar

- Auxiliar técnico: Márcio Ebert

- Preparador de goleiros: Diego Quadros