APÓS CAMPANHA HISTÓRICA, CLUBE ESPORTIVO ENCERRA DIVISÃO DE ACESSO MIRANDO A SÉRIE A EM 2020

23 de maio de 2019

Mesmo sem o título da competição, alviazul cumpriu o objetivo da temporada e se prepara para a disputa entre os melhores do Estado

O acesso à elite do futebol gaúcho estava garantido, mas a conquista da Divisão de Acesso 2019 se tornava a chance de coroar a campanha histórica no ano de centenário. Não faltou entrega e determinação ao grupo alviazul em busca do tetracampeonato da competição, porém o título escapou por pouco. Apesar de sair invicto das fases anteriores dentro de casa, o Esportivo foi derrotado por 2 a 1 pelo Ypiranga, no Montanha dos Vinhedos, e acabou com o vice-campeonato.

A grande final teve emoção até os últimos instantes. Após um início empolgante, o clube bento-gonçalvense abriu o marcador logo aos três minutos, com o zagueiro Gullithi. O primeiro tempo foi marcado por chances de ambas as equipes: os visitantes chegaram a balançar as redes duas vezes, uma delas de forma legal. O camisa 9 Jackson, nos acréscimos, castigou o alviazul e empatou a partida. Na etapa final, o Esportivo acumulou chances de gol – com Athos, Toni Júnior e Vinícius Santos, de maneira mais incisiva. Porém, a equipe de Erechim foi mais eficiente: Quirino sacramentou o placar aos 47 minutos. O Esportivo entrou em campo com Jonatas; Douglão, Tiago Cortes (Vinícius Martins), Gullithi, Bovi; Nunes, Robert, Athos (Vinícius Santos), Xaro; Toni Jr. e Zulu (Nena).

Mesmo sem o título, a avaliação que fica da competição é positiva. Com o acesso, o clube figurará na série A em 2020 e cumpre a missão proposta no início da temporada. “Nossa equipe foi muito guerreira. Conseguimos o acesso, que era o maior objetivo. O Esportivo tem muito a crescer e esperamos que os projetos do clube tenham muito sucesso na elite”, destaca o técnico da equipe, Carlos Moraes.

“O título seria a cereja do bolo. Nós queríamos que o trabalho fosse coroado com essa conquista, mas não vamos desmerecer o acesso. Cumprimos nossa missão e damos o pontapé para um futuro muito próspero pela frente”, reforça o arqueiro Jonatas – um dos jogadores que mais atuaram na competição. Para o presidente do clube, Anderson Zanella, o acesso foi o principal feito alviazul. “Parabenizo todo o elenco, comissão técnica e diretoria, que não mediram esforços para que o Esportivo voltasse à elite. Infelizmente o título não veio, mas certamente a comunidade bento-gonçalvense poderá comemorar muitas conquistas pela frente”, enfatiza.

\"\\"\\"\"

Os números finais da campanha alviazul

Foi uma campanha histórica, digna de quem está completando um século de existência. Na primeira fase, o melhor desempenho entre os 16 times participantes: em 14 jogos, metade dos resultados foram vitórias, com quatro empates e apenas três derrotas – totalizando 25 pontos e 59,5% de aproveitamento. Nas quartas e semifinais, os percursos foram semelhantes: duas vitórias fora de casa e dois empates no Montanha, contra Lajeadense e Guarani-VA, respectivamente. Já na final, duas derrotas para o Ypiranga – não refletindo a invencibilidade sobre o time de Erechim na fase grupos.

Se o conjunto funcionou bem, as individualidades também se sobressaíram da forma esperada. Com o primeiro gol na competição anotado pelo capitão Athos – um dos líderes do grupo e recordista de acessos, com mais de 10 na carreira – o Esportivo balançou as redes 26 vezes e teve como artilheiro o centroavante Zulu, com seis gols. Dentre os tentos do time, destaque para o de Nena, aos 44 minutos do segundo tempo contra o Lajeadense, e o de Nunes, diante do Guarani – que garantiram a passagem de fase. O Montanha dos Vinhedos também fez a diferença na competição: foram cinco vitórias, três empates e duas derrotas diante do torcedor.

Foco no Gauchão 2020

Com o acesso à elite do futebol gaúcho garantido em 2020, o Esportivo já inicia os preparativos para a temporada que dará o pontapé inicial ao novo ciclo centenário do cube. O Gauchão do próximo ano deve iniciar ainda em janeiro, em um novo formato. A ideia da Federação Gaúcha de Futebol é promover uma fase classificatória somente para clubes do interior que não disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro – essa fase pode garantir acesso à Copa do Brasil e Série D do Brasileirão. Os melhores avançam para encarar, também, a dupla Grenal. Compõem o Campeonato Gaúcho de 2020 Grêmio, Internacional, Juventude, Caxias, Pelotas, Brasil de Pelotas, Novo Hamburgo, São Luiz, São José e Aimoré – além de Esportivo e Ypiranga.