Clube Esportivo comemora conquistas e evidencia representatividade do centenário alviazul

Jantar temático brindou a marca dos 100 anos na noite de 09 de outubro, em Bento Gonçalves

Desde 1919 o Clube Esportivo Bento Gonçalves vem colecionando conquistas importantes dentro de campo – e, fora dele, assinando ações que beneficiam toda a comunidade. Esse legado alimenta nos bento-gonçalvenses uma genuína paixão alviazul, que ganhou expressão máxima na noite de 09 de outubro, durante a comemoração dos cem anos da instituição.

O ‘Jantar do Centenário’ celebrou muito mais do que a passagem do aniversário do clube: o encontro brindou os feitos de sua história e, sobretudo, reafirmou sua visão de futuro rumo a realizações ainda mais impressionantes. Esse compromisso ganhou dimensões concretas com a apresentação das melhorias efetivadas no Complexo Esportivo Montanha dos Vinhedos e entregues à comunidade poucas horas antes da festividade pelo presidente do clube, Anderson Zanella e sua diretoria. “Na medida em que nos remetemos ao passado que nos fez chegar até aqui, prospectamos o futuro com importantes avanços em um dos mais modernos complexos esportivos do interior do Estado, beneficiando não só o departamento de futebol, mas toda a comunidade bento-gonçalvense. Hoje, contemplamos essa obra graças ao trabalho de todos os personagens que por aqui passaram”, enfatizou o mandatário – que se despede do cargo ao final do ano.

Nesse sentido de projetar um Esportivo cada mais consolidado no cenário futebolístico gaúcho, o clube buscou aproximar o time de sua verdadeira base: a comunidade e a torcida bento-gonçalvense. “2019 foi um ano muito especial para nós. Completamos 100 anos de muitas conquistas que só foram possíveis graças à mobilização conjunta: empresarial, comunitária e pública”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Gilberto Durante.

Cole’TIVO’

Perante um público superior a 200 pessoas – entre lideranças, autoridades, dirigentes esportivos, personagens alviazuis, torcedores e parceiros que ajudaram a construir sua trajetória que prestigiaram o jantar solene – o Esportivo fez jus ao slogan da campanha que celebra o centenário e idealizou um verdadeiro ‘coleTIVO’ de apoiadores – culminando na homenagem e no agradecimento aos personagens protagonistas do feito alcançado.

Como forma de reverenciá-los, o clube fixará no acesso principal ao Estádio Montanha dos Vinhedos um reconhecimento público a seus parceiros. Uma placa que eterniza o nome de 100 apoiadores foi descerrada no encontro sob a chancela do atual patrono alviazul, Lênio Zanesco – outorgado com o título honorífico em 2019. “Temos muito o quê comemorar neste centenário. Bento Gonçalves deu um grande passo com a volta do Esportivo à primeira divisão e devemos sempre atuar com respeito a esse grande clube”, reforçou Zanesco. A outorga de homenagens ainda está aberta para novos interessados em preencher as lacunas na listagem da centena de nomes parceiros.

Representatividade construída

Se no RS o Esportivo é visto como um dos principais expoentes no cenário desportivo, isso se deve, de forma especial, ao apoio incontestável do poder público local a fim de solidificar o clube enquanto instituição. “Que ano maravilhoso que o povo de Bento Gonçalves está vivendo, ao qual jamais esqueceremos de forma alguma – ainda mais quando o legado deixado é intangível, como é o caso do Clube Esportivo”, disse o prefeito do município, Guilherme Pasin – que recebeu uma outorga pelos valiosos esforços e pelo empenho a fim de viabilizar as melhorias aplicadas ao estádio Montanha dos Vinhedos.

Também dentro dos gramados, o Esportivo vem reconquistando seu prestigio junto à elite do futebol gaúcho. “Participei da festividade dos 99 anos e deixei Bento Gonçalves com a convicção de que o clube retornaria à elite do futebol gaúcho no ano de seu centenário, por todo o envolvimento da comunidade local e pela grandeza da instituição. É uma bela história que está sendo escrita”, lembrou presidente eleito da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman.