Esportivo comemora centenário com almoço solidário

Cerca de 1,3 mil pessoas acompanharam programação que celebrou aniversário do clube

O centenário aniversário do Clube Esportivo Bento Gonçalves foi comemorado com uma festa emocionante e à altura da grandiosidade que acompanham sua história. Cerca de 1,3 mil pessoas prestigiaram o almoço solidário realizado no sábado (24 de agosto – data da fundação do clube) no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A atividade de cunho beneficente reverteu os valores arrecadados com a venda de ingressos para mais de 15 entidades e associações assistenciais do município.

Marcado por uma programação emocionante e com a energia contagiante da torcida do Esportivo, o encontro teve diversas homenagens a personagens fundamentais em sua trajetória, com destaque para a presença de mais de 50 ex-atletas que já integraram o plantel do time, diretores, conselheiros e apoiadores. “Estamos prestando reconhecimento a grandiosidade de um Clube que, ao longo de um século, se tornou uma das maiores bandeiras de Bento Gonçalves, com uma história de vitórias e conquistas que se confunde com a do próprio município”, disse o presidente Anderson Zanella.

Um dos momentos mais especiais foi o lançamento do Almanaque do Esportivo, documento que registra todos os 2.691 jogos disputados durante os 100 anos da trajetória alviazul. De autoria do pesquisador e historiador carioca Gustavo Côrtes, com edição de Fabiano Mazzotti, o trabalho traz o histórico completo de todas as partidas do time: resultado, competição, data, local, cidade, árbitro, escalação do Esportivo, gols e expulsões. Além disso, apresenta uma série de relações com curiosidades – lista com os 30 maiores goleadores da história, os 30 nomes que mais jogaram pelo alviazul, os técnicos e seus respectivos desempenhos a partir de 1969 e todos os presidentes da instituição. Os exemplares podem ser adquiridos diretamente no clube Esportivo pelo valor de R$ 50,00. O Clube Esportivo ganhará, em breve, outra publicação, essa de autoria de Fabiano Mazzotti e Alceu Salvi Souto, resgatando a trajetória do alviazul.

Outro ponto emblemático das festividades dos 100 anos foi o anúncio do nome de Lênio Zanesco como patrono do clube. ”É um momento de muita satisfação, pelo qual agradeço imensamente. Vivemos uma passagem importante na trajetória do Esportivo e seu regresso à elite do futebol gaúcho, esperando que através da união, possamos fazer muito mais pelo clube”, pontuou.

Representatividade para a comunidade

Além de valioso do ponto de vista esportivo – afinal, celebra os 100 anos de um dos mais tradicionais clubes do interior gaúcho – o aniversário do Clube foi um presente para a comunidade. “Através do esporte, estamos unindo e aproximando a comunidade, que se beneficia diretamente pela ação solidária exercitada nesse encontro, uma oportunidade de inclusão social que alcança todos. Comemoramos não apenas o aniversário do clube, mas um futuro com mais união e expectativa de vida para Bento Gonçalves”, disse o Secretaria de Habitação e Assistência Social, Eduardo Virissimo.

Dessa forma, muito mais do que um grupo de atletas que entra em campo para disputar partidas de futebol, o Esportivo se consolida como um clube de amigos e pessoas engajadas por Bento Gonçalves. “São trabalhadores sociais que querem e fazem o melhor por nossa comunidade”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Rafael Pasqualotto.

Comemorar o centenário do Esportivo junto à comunidade foi um ato maior de alegria, que permitiu à população comemorar um momento festivo ajudando aqueles que precisam. “ Esse é o espírito do Esportivo, que faz o clube e o município serem diferentes. Sua trajetória não se deu por acaso, é o resultado da soma de esforços e do trabalho de homens, mulheres e entidades que, irmanados, constroem conquistas”, declarou o prefeito Guilherme Pasin.L