Categorias de base do Clube Esportivo disputam campeonatos estaduais

Sub 15 e 17 participam de competições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol – ambas já avançaram de fase. Demais categorias seguem treinando e disputando o campeonato estadual Inovação e o SESC.

O time profissional do Clube Esportivo deu uma pausa nas competições oficiais depois de alcançar o objetivo da temporada deste ano: conquistar o retorno à elite do futebol Gaúcho para 2020. Mas nem por isso a emoção está ausente do Montanha dos Vinhedos. A base do Clube Esportivo está a todo o vapor em torneios estaduais. As categorias sub 15 e 17 estão em meio à disputa de competições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol, enquanto as demais idades treinam para galgar espaço entre os níveis que podem elevá-los ao elenco principal – agora de série A.

Após a conquista do acesso, no final de maio, o auxiliar técnico na campanha da subida, Márcio Ebert, retornou ao sub 17 e deu continuidade ao trabalho. Sob seu comando, a equipe alcançou a classificação antecipada para a segunda fase do campeonato – antes da última rodada, que será disputada no próximo sábado, dia 29, diante o Estância Velha. Essa partida decidirá a colocação alviazul dentro grupo e a definição de quais serão seus adversários na fase seguinte.

Dos 40 times que iniciaram a competição, 32 avançam de fase – desses, 16 seguem para as oitavas de final e assim sucessivamente até a decisão. O Estadual Sub 15, por sua vez, já está na segunda fase. O Esportivo classificou-se entre os 16 participantes e inicia a Classificatória II no grupo D também no próximo sábado (29), contra o Igrejinha. Com regulamento semelhante ao Juvenil, após essa fase, os oito melhores dos dois grupos avançam para as quartas de final – sendo traçados os confrontos até o fechamento da edição.

Além desse, os atletas também disputam o Campeonato Estadual Inovação – juntamente com as categorias sub 11, 12, 13 e 14. Ainda há o Campeonato do SESC, organizado pelo SESC de Caxias do Sul, que contará com a participação das categorias sub 14 e sub 16. A tabela e a classificação completa dos torneios disputados pelas categorias sub 15 e 17 podem ser conferidas no site www.fgf.com.br.

Crianças também seguem treinando

Em 2019, o Alviazul iniciou um projeto inédito em sua quase centenária história: pela primeira vez, a instituição oportuniza chances para meninas de oito a 13 anos na chamada categoria de iniciação – junto a garotos de cinco a oito anos. Os treinos ocorrem aos sábados pela manhã, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), sob o comando do técnico Marciano Bianchi e do auxiliar Everton Luiz Souza – que conduzem, também, a categoria sub 15.

Mais informações sobre o trabalho realizado nas categorias de base do Esportivo podem ser obtidas com o coordenador geral, Acácio Eggres, pelo e-mail acacio.eggres@hotmail.com ou pelo telefone (54) 99106-9934 e, ainda, pelo número (54) 3452-2165, na secretaria do clube.

*Crédito das imagens: Kévin Sganzerla

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *